
As vendas do comércio em Roraima durante a Páscoa de 2025 devem movimentar cerca de R$ 7,1 milhões, conforme estimativa da Fecomércio-RR com base em dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Apesar de ser uma das principais datas para o varejo, o volume representa uma queda de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado, interrompendo uma sequência de quatro anos de crescimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o assessor econômico da Fecomércio-RR, Fábio Martinez, o principal fator para a retração foi o aumento de 18,9% no preço dos chocolates, impactado pela alta do cacau no mercado internacional e pela desvalorização do real frente ao dólar.
“O aumento acentuado no preço dos chocolates comprometeu o desempenho das vendas nesta Páscoa, apesar de o mercado de trabalho apresentar mais dinamismo. Os consumidores estão mais cautelosos”, explicou Martinez.
Outro fator que contribui para o consumo mais moderado é o nível de endividamento das famílias. Segundo dados da entidade, o percentual de famílias endividadas no estado chegou a 89% em março, o segundo aumento consecutivo. Já o índice de inadimplência atingiu 32,8%, o maior desde setembro de 2024.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD/RR, Ademir dos Santos, a preocupação com o orçamento faz com que os consumidores priorizem o pagamento de dívidas. “Com renda comprometida, muitos estão deixando de comprar produtos típicos da Páscoa para quitar contas em atraso”, destacou.