COELHINHO DO CIFRÃO

Comércios de Roraima devem registrar queda na venda de ovos de Páscoa

Alta no preço do chocolate e endividamento das famílias influenciam desempenho do varejo, que deve ter uma queda de 9,5% nesta Páscoa

 A Pascoá será celebrada neste domingo (20). (Foto: Iara Bednarczuk)
A Pascoá será celebrada neste domingo (20). (Foto: Iara Bednarczuk)

As vendas do comércio em Roraima durante a Páscoa de 2025 devem movimentar cerca de R$ 7,1 milhões, conforme estimativa da Fecomércio-RR com base em dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Apesar de ser uma das principais datas para o varejo, o volume representa uma queda de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado, interrompendo uma sequência de quatro anos de crescimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



De acordo com o assessor econômico da Fecomércio-RR, Fábio Martinez, o principal fator para a retração foi o aumento de 18,9% no preço dos chocolates, impactado pela alta do cacau no mercado internacional e pela desvalorização do real frente ao dólar.

“O aumento acentuado no preço dos chocolates comprometeu o desempenho das vendas nesta Páscoa, apesar de o mercado de trabalho apresentar mais dinamismo. Os consumidores estão mais cautelosos”, explicou Martinez.

Outro fator que contribui para o consumo mais moderado é o nível de endividamento das famílias. Segundo dados da entidade, o percentual de famílias endividadas no estado chegou a 89% em março, o segundo aumento consecutivo. Já o índice de inadimplência atingiu 32,8%, o maior desde setembro de 2024.

Ovos da Páscoa tem tido aumentos exarcebante em preços nos últimos anos
Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Alimentação, o preço do cacau teve uma alta de 189%, com picos de 300%. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Para o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD/RR, Ademir dos Santos, a preocupação com o orçamento faz com que os consumidores priorizem o pagamento de dívidas. “Com renda comprometida, muitos estão deixando de comprar produtos típicos da Páscoa para quitar contas em atraso”, destacou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.