Os trabalhadores já podem saber quanto poderão retirar das contas o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) através do saque emergencial do FGTS, que começa nesta semana com o intuito de ajudar os brasileiros na pandemia do novo coronavírus. A consulta foi liberada nesta segunda-feira, 15, pela Caixa Econômica Federal.
A consulta do valor e da data do saque emergencial de cada trabalhador está disponível pela internet e pelo telefone. Basta o trabalhador acessar o site do FGTS ou telefonar para a central de atendimento da Caixa, que atende pelo número 111, munido do número do CPF ou do NIS e da data de nascimento.
No App FGTS e no Internet Banking, o trabalhador também vai poder informar à Caixa, a partir de sexta-feira (19/5), que não deseja fazer o saque emergencial do FGTS. Esse aviso precisa ser feito até dez dias antes da data marcada para o pagamento do saque e vai fazer com que o dinheiro que poderia ser sacado do FGTS neste ano continue rendendo nas contas do Fundo.
Calendário de saques: O calendário do saque emergencial do FGTS foi apresentado no sábado (13/6) pela Caixa e foi dividido conforme o mês de aniversário do trabalhador para evitar aglomerações nas agências bancárias. Também por conta disso, a Caixa vai depositar os recursos do FGTS primeiro em uma poupança social digital e só depois de alguns dias vai permitir o saque em espécie e a transferência bancária dos recursos.
Nesse intervalo, o trabalhador terá que movimentar os recursos do saque emergencial do FGTS exclusivamente pelo aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas e a realização de compras em débito de forma gratuita.
Na tabela abaixo, são apresentados o mês de aniversário seguido da data em que o crédito entrará na conta e o dia em que a pessoa poderá fazer o saque ou a transferência:
Janeiro: 29 de junho (conta) e 25 de julho (saque)
Fevereiro: 6 de julho (conta) e 8 de agosto (saque)
Março: 13 de julho (conta) e 22 de agosto (saque)
Abril: 20 de julho (conta) e 5 de setembro (saque)
Maio: 27 de julho (conta) e 19 de setembro (saque)
Junho: 3 de agosto (conta) e 3 de outubro (saque)
Julho: 10 de agosto (conta) e 17 de outubro (saque)
Agosto: 24 de agosto (conta) e 17 de outubro (saque)
Setembro: 31 de agosto (conta) e 31 de outubro (saque)
Outubro: 8 de setembro (conta) e 31 de outubro (saque)
Novembro: 14 de setembro (conta) e 14 de novembro (saque)
Dezembro: 21 de setembro (conta) e 14 de novembro (saque)
Fonte: Caixa Econômica Federal