NEGOCIAÇÃO

Contribuintes têm até 26 de dezembro para aderir ao Refis Municipal

Contribuintes podem parcelar débitos em até 60 vezes.

Desde 25 de outubro, já foram feitas cerca de 1.470 negociações junto ao município - Foto: Semuc
Desde 25 de outubro, já foram feitas cerca de 1.470 negociações junto ao município - Foto: Semuc

Visando aliviar o peso financeiro dos contribuintes, a Prefeitura de Boa Vista instituiu o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) para o ano de 2023, por meio da Lei nº 2.490/2023. Com a nova legislação, abre-se um prazo para negociação dos débitos dos contribuintes, vencidos até 31 de dezembro de 2022.

Os interessados em aderir ao Refis têm até o dia 26 de dezembro deste ano para efetuar a sua inscrição. Até o momento, aproximadamente 1.470 processos de negociação já foram iniciados, evidenciando a demanda reprimida por opções de parcelamento.

O secretário municipal de Planejamento e Finanças, Márcio Vinícius, enfatizou a importância da agilidade no processo: “O Refis já está em andamento, era um pedido dos contribuintes que estavam querendo parcelar suas dívidas e ter o benefício dos descontos nos juros e multas. Eu peço que agilizem e deem entrada o mais rápido possível na sua documentação, evitando transtornos quando chegar ao prazo final”.

Para aqueles que optarem por aderir ao programa, os descontos podem variar de 70% a 100% sobre encargos moratórios (juros e multas) de dívidas de natureza tributária ou não. Isso inclui débitos inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não, com ou sem exigibilidade suspensa, como Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Coleta de Lixo, entre outros.

Quanto aos métodos de pagamento, os contribuintes têm a opção de quitar seus débitos à vista, com a emissão do boleto diretamente pelo site da prefeitura, por meio do Sistema de Auto Atendimento Tributário (SAATRI). Aqueles que optarem pelo parcelamento podem iniciar o processo online através do Portal do Cidadão ou dirigir-se ao atendimento presencial na Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças (SEPF), localizada na rua Coronel Pinto, nº 188, Centro.

Os descontos oferecidos no Refis 2023 são escalonados, proporcionando vantagens significativas aos contribuintes:

  • 100% para pagamento à vista ou em até 4 parcelas;
  • 90% para pagamento parcelado de 5 a 12 parcelas;
  • 80% para pagamento parcelado de 13 a 24 parcelas;
  • 70% para pagamento parcelado de 25 a 60 parcelas.

Vale ressaltar que a adesão ao parcelamento do Refis Municipal exige o pagamento de, no mínimo, 5% da dívida no ato da assinatura do Termo de Confissão de Dívida. Essa medida visa garantir a seriedade e o comprometimento dos contribuintes em regularizar suas pendências financeiras com o município.