O Sicredi inaugura a primeira agência em Roraima nesta segunda-feira (4), às 19h30, no Centro. O evento é aberto ao público e contará com membros da diretoria da instituição, bem como autoridades locais.
O Estado era o único que ainda não tinha um local presencial da cooperativa de crédito nacional. Segundo o presidente da Sicredi Celeiro MT/RR, Laercio Pedro Lenz. a instituição financeira chega a Roraima como parte de um projeto de expansão nacional e por vislumbrar o potencial de crescimento no Estado, onde já possui quase 1 mil associados, entre pessoas físicas e jurídicas.
“Achamos interessante investir aqui. Somos um sistema cooperativo de crédito que vem trazer, além de soluções financeiras pra população com atendimento simples de pessoa pra pessoa, um pouco da cultura do corporativismo pra dentro do Estado”, destacou.
A longo prazo, a cooperativa planeja abrir oito agências na capital e expandir a atuação para os 15 municípios de Roraima.
O Sicredi adota um modelo de gestão que valoriza a participação dos associados, os quais exercem papel de donos do negócio. “Os serviços que a gente presta são iguais a uma instituição financeira normal. Porém, o nosso diferencial é a distribuição de sobras no final do ano. Ou seja: o associado, quanto mais trabalhar pro Sicredi, mais ele vai ter participação na sobra”, explicou.
Como funciona
As cooperativas de crédito são um instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social, pois utilizam seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo assim os recursos nas regiões onde foram gerados.
Com mais de 2,2 mil agências e cerca de 5,5 milhões de associados em todo o Brasil, o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa formada por mais de 100 cooperativas. No cooperativismo, não existe o conceito de cliente, mas sim de associado, já que quem utiliza os produtos e serviços é também o dono do negócio, participa das decisões e da distribuição dos resultados de sua cooperativa.
Além disso, no modelo cooperativo, existem assembleias, eventos anuais realizados em todas as regiões onde o Sicredi atua. Nessas reuniões, os associados decidem os rumos da cooperativa de forma coletiva.