
A partir desta segunda-feira (24), consumidores que estiverem endividados e que preferem atendimento presencial podem consultar suas pendências financeiras e negociar débitos com descontos especiais em qualquer agência dos Correios por meio da plataforma Limpa Nome.
A iniciativa, que integra um mutirão nacional de combate à inadimplência, conta com a parceria da Serasa, Febraban e mais de 1.400 empresas, que devem oferecer descontos de até 99%, além parcelamentos de até 72 vezes.
O atendimento será gratuito e estará disponível em todas as 10 mil agências dos Correios até o dia 31 de março. Em Roraima, 19 Agências dos Correios participam da ação dando auxílio aos consumidores para verificação de suas dívidas no guichê de atendimento. Para isso, basta apresentar um documento oficial com foto, escolher as contas que deseja pagar e optar pelo pagamento à vista ou parcelado, conforme a capacidade financeira do titular.
De acordo com o Ministério da Economia, o programa oferece 602 milhões de ofertas de renegociação para débitos com bancos, financeiras, operadoras de telefonia e internet, lojas, faculdades e concessionárias de serviços básicos, como água, energia e gás. Só no estado de Roraima, há um total de 1,2 milhão de dívidas com percentuais de descontos concedidos especialmente para este Feirão.
O endividamento em Roraima:
· 50,40% da população roraimense adulta está inadimplente; a média brasileira é de 45,94%.
· Número médio de dívidas no estado por endividado: 4.
· RR tem 244 mil CPFs com contas atrasadas.
· Total somado das dívidas no estado é de R$ 1,1 bilhão.
· Endividamento médio dos consumidores chega a R$ 4.546,94.
· Faixa etária de maior endividamento: 37,7% entre 26 e 40 anos.
· O segmento de serviços figura como o maior motivo de inadimplência (27,02%)
· Segundo pesquisa da Serasa, o desemprego (14%) aparece como principal motivo do endividamento no estado, seguido de gastos inesperados (11%).
· Compras de supermercado (alimentos) aparecem como principais gastos no cartão de crédito do roraimense, representando 50% do total.
· 45% dos endividados em Roraima têm dívidas há mais de dois anos.
· Em Roraima, 21% já contrataram empréstimo para pagar contas básicas de água, luz e gás.
· 45% dos roraimenses acreditam que vão conseguir pagar suas dívidas.
· Na região Norte, 26% dos consumidores endividados estão buscando por negociação de dívidas em prol da estabilidade financeira.
Atendimento especializado
A diretora da Serasa, Aline Maciel, destacou a importância da parceria com os Correios para ampliar o acesso ao programa. “Com agências em todos os municípios do país, conseguimos alcançar consumidores que não têm familiaridade com o meio digital ou que preferem o atendimento presencial”, afirmou.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, reforçou o compromisso da estatal em oferecer um serviço acessível e humanizado. “Nossa equipe está preparada para auxiliar os cidadãos que desejam resolver suas pendências financeiras com praticidade e rapidez”, declarou.
Na terça-feira (25), especialistas em finanças da Serasa e representantes dos Correios estarão disponíveis em agências selecionadas nas capitais do país para oferecer suporte especializado aos consumidores e atender a imprensa.