
A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 está disponível para os contribuintes a partir desta terça-feira (1º). A Receita Federal estima que 57% das declarações sejam enviadas por meio dessa funcionalidade, que facilita o preenchimento e reduz erros.
O modelo já inclui informações sobre rendimentos, pagamentos e deduções, garantindo mais agilidade e segurança no envio. Para acessá-lo, é necessário possuir conta GOV.BR nos níveis ouro ou prata.
É importante destacar que, no primeiro dia de disponibilidade, alguns usuários relataram instabilidades no sistema da Receita Federal ao tentar acessar a declaração pré-preenchida. A Receita informou que está trabalhando para normalizar o serviço o mais rápido possível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando enviar a declaração?
O prazo para envio da declaração começou em 17 de março e se estende até 30 de maio, às 23h59min59s. A Receita Federal recomenda que os contribuintes tenham todos os documentos em mãos para comparar com os dados fornecidos na declaração pré-preenchida. Em caso de divergências, é necessário corrigir ou complementar as informações antes do envio.
Os contribuintes podem enviar a declaração por diferentes plataformas: pelo Programa Gerador da Declaração (PGD), disponível para computadores; pelo sistema “Meu Imposto de Renda”, acessível em celulares e tablets; ou pela versão pré-preenchida para quem tem acesso ao GOV.BR nos níveis exigidos.