A cultura do açaí produz no estado aproximadamente 10 mil kg por hectare, podendo ser colhido cerca de duas vezes ao ano. No mercado, o quilo do fruto custa pelo menos R$2,70 gerando riqueza de, aproximadamente, R$27 mil por hectare.
Por conta de tal representatividade a produção do açaí foi regulamentada em decreto assinado pelo governador Antonio Denarium. A assinatura do decreto ocorreu após reunião com uma comitiva de produtores.
Visando a rentabilidade da comercialização do fruto, a política governamental do açaí garantirá a qualidade do produto, maior assistência técnica aos produtores e uma fiscalização mais específica no setor.
Para o produtor José Paulo Serra, o documento também assegura a legalidade da comercialização. “Em nome de todos os meus colegas produtores de açaí e polpa, só quero agradecer. Agora estamos regulamentados e podemos trabalhar de uma maneira boa e produtiva”, disse o produtor.
Com o decreto, os produtores de açaí do sul do Estado poderão aumentar a produção da cultura para atender a demanda do mercado local. O presidente daDesenvolve Roraima, Adailton Fernandes, também foi autorizado a buscar mecanismos legais para aprovação de projetos de financiamentos de açaí.
Segundo o Governo de Roraima, o objetivo é apoiar a cultura de açaí irrigada para atender a crescente demanda do mercado consumidor no estado. Ainda por que a comitiva de produtores solicitou, por meio de projeto, a aquisição de materiais, insumos e equipamentos.