INADIMPLÊNCIA

Dívidas dos roraimenses somam mais de R$ 900 milhões em junho

A inadimplência ficou acima da média brasileira, ao atingir 49,23%

O pagamento via Pix permite a limpeza imediata do nome, com descontos que chegam a até 90% durante o mês de setembro. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O pagamento via Pix permite a limpeza imediata do nome, com descontos que chegam a até 90% durante o mês de setembro. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

As dívidas dos roraimenses somaram mais de R$ 916,8 milhões no mês de junho. A inadimplência ficou acima da média brasileira, ao atingir 49,23%, índice que corresponde a um total de 233.372 pessoas endividadas em Roraima. Os dados são do Mapa da Inadimplência da Serasa.

Apesar da alta quantidade de pessoas inadimplentes no estado, Roraima está em 6º lugar em um ranking de dívidas do Brasil em junho. Isso porque a inadimplência no país teve a primeira queda no ano ao atingir 71,45 milhões de negativados, correspondendo a 43,78% da população adulta do país. O Rio de Janeiro é o líder atingindo índice de 52,80%.

Sobre as renegociações de dívidas, no mês anterior, foram quase 2,9 milhões de acordos fechados no país, sendo apenas 8 mil de Roraima.

“Apesar do cenário econômico ainda desfavorável, com inflação e juros altos, a primeira queda na inadimplência do ano representa um dado significativo e que pode sinalizar melhoras na saúde financeira dos consumidores”, avalia Aline Maciel, gerente do Serasa Limpa Nome. “É importante ressaltar que o tema da inadimplência hoje é pauta do país através do programa Desenrola Brasil, do Governo Federal”, completa.

As renegociações pode ser feitas por meio do Serasa Limpa Nome. A plataforma online de reabilitação de crédito também disponibiliza ofertas para negociação de dívidas que fazem parte do programa do Governo Federal. O aplicativo da Serasa está disponível no Google Play e na App Store.