No final de agosto, a Marinha do Brasil tornou pública a retificação de um dos editais dos três concursos públicos que estão programados. São 27 vagas para variadas funções em todo o Brasil.
A alteração do concurso 2020 é referente ao edital CP-CAPNAV/2020, que estabeleceu novas mudanças no cronograma do certame. De acordo com as alterações, as atividades serão realizadas em novos períodos e datas, que ainda não foram definidos.
De acordo ainda com outras publicações que foram divulgadas recentemente no edital CP-QC-CA/FN/IM em 2020 (retificação IV) e ao CP-T/2020 (retificação V), os calendários dos eventos desses dois certames também tiveram uma retificação. Anteriormente, estava definido que algumas etapas ocorreriam a partir de agosto de 2020. No entanto, elas foram adiadas sem uma nova data.
Também segundo o documento anterior, que era referente ao edital CP-QC-CA/FN/IM em 2020, ficou estabelecida uma nova data para que a prova escrita e a redação fossem realizadas. Antes, a data era o dia 20 de setembro. Contudo, pelas condições da pandemia, ficaria inviável organizar as provas de uma maneira segura.
Essas alterações seguem a tendência do que vinha sendo feito com o edital, como o caso do CP-CAPNAV/2020, que previu a suspensão das provas que estavam previstas para a 1ª quinzena de junho de 2020. Todos os eventos subsequentes também foram suspensos.
Em relação ao edital CP-T/2020, a retificação diz respeito às provas escritas de conhecimentos profissionais e redação, que também estavam previstas para o mesmo período, mas que agora estão sem uma nova data definida.
Mudanças afetam concurseiros
As pessoas que aguardavam a realização do concurso poderão aproveitar o período para continuar se preparando para as provas, que costumam ter uma alta concorrência, exigindo um desempenho melhor dos candidatos. No entanto, a incerteza de uma nova data pode deixar uma sensação de ansiedade nos inscritos.
Afinal, é necessário que eles estejam preparados e disponíveis para a realização da prova, que vem sofrendo com esses adiamentos por conta da pandemia. A expectativa é de que os concursos públicos que foram adiados recebam uma nova previsão de data assim que for possível realizar as provas, respeitando a segurança sanitária dos candidatos e responsáveis por aplicar os exames.
Com uma longa lista de candidatos aguardando essas novas datas, o esperado é que os desempenhos precisem ser ainda melhores para poderem se destacar entre os concorrentes.