Até esta sexta-feira, 5, os empreendedores formais e informais podem solicitar um benefício no valor de R$ 3 mil. O recurso é fornecido pela Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME), da Prefeitura de Boa Vista, que disponibilizou 100 microcréditos da linha Simplex.
A empreendedora Nilza Ferreira, de 56 anos, foi uma das mais recentes contempladas pelo programa. No ramo de café da manhã há mais de 10 anos, ela vive em Boa Vista há poucos meses e buscou uma oportunidade para poder investir no próprio negócio na capital.
“Eu sou de Manaus e vim para Boa Vista. Estou começando ainda aqui, mas, com esse crédito, pretendo investir em cadeiras, mesas e melhorar a estrutura. Quero dar um conforto melhor aos meus clientes e, com o dinheiro, vou dar uma alavancada no meu negócio. Também vou começar a vender churrasquinho à noite. Estou muito feliz com essa oportunidade”, relatou.
Para solicitar o benefício, a diretora-executiva da AME, Scheila Hortmann, explicou que é necessário realizar a inscrição pela plataforma Cidade Social e agendar uma visita presencial na sede da AME. O prédio está localizado na rua Floriano Peixoto, s/n, Centro (Plataforma 1 – Orla Taumanan) e funciona a partir das 8h até às 14h. O empreendedor deverá levar um documento de identificação com foto, CPF, um comprovante de residência, dados bancários e uma foto digital do seu negócio.
“Depois disso, os empreendedores recebem uma visita social por agentes de empreendedorismo. Também passam por um curso de educação financeira e pela análise do comitê de crédito. No ato da inscrição, já disponibilizamos um cronograma de ação, mas leva em torno de 60 a 90 dias para que o empreendedor receba o recurso”, afirmou.
A diretora disse que, somente após essa avaliação, os aprovados são acompanhados por uma equipe técnica da agência, que fornece orientações especializadas sobre estratégias de empreendedorismo e desenvolvimento de negócios. Além disso, o empreendedor também pode conferir oficinas sobre atendimento, vendas, marketing, entre outros tópicos.
“O beneficiário do empréstimo pode pagar o recurso em 12 parcelas, sem juros. Tem ainda um período de carência de 60 dias antes que o pagamento das parcelas se inicie. Até o momento, foram aprovados quase 1,5 mil empreendedores”, acrescentou.