Fundada em 2017, a imobiliária ‘AB Imobi’ teve sua inauguração do último sábado, 7, marcada como a primeira empresa roraimense do mercado imobiliário da região Norte a se tornar uma franquia.
No cenário empresarial de Roraima, onde os desafios encontram oportunidades, o fundador da AB Imobi, Alexandre Barros, explica que percebeu uma lacuna no mercado, onde os corretores tradicionais, após uma venda, muitas vezes cortavam laços com seus clientes.
“Nós desafiamos essa norma, colocando a experiência do cliente no centro do modelo de negócios. Ao entender o cliente como um indivíduo com necessidades únicas, transformamos a transação imobiliária em uma parceria duradoura”, ressaltou.
O método é baseado em não apenas vender imóveis, mas encontrar imóveis que atendem às necessidades específicas de cada cliente.
Alexandre, que já atua no ramo há mais de 13 anos, enfatiza que essa mudança de mentalidade é crucial. “Não estamos procurando clientes para as propriedades, mas sim propriedades para os clientes”, pontuou.
‘Eu era cliente e hoje sou sócio”
Em busca de realizar um sonho imobiliário, Adriel Jesus conheceu a empresa e se viu não apenas comprando uma propriedade, mas também entrando em um mundo de oportunidades de negócios.
Logo, Adriel que possui MBA em mercado imobiliário e negócios internacionais, passou a fazer parte da empresa e explica que a visão é simples, mas ambiciosa: criar uma franquia de imobiliária que fosse mais do que um intermediário na venda de propriedades.
“Era sobre entender os sonhos dos clientes, suas necessidades e aspirações, e encontrar maneiras de realizá-los, criando assim laços genuínos . Eu era cliente e hoje sou sócio”, destacou.
Trabalho de formatação e potencial de mercado
A gestão jurídica das redes seguido pela formatação e a expansão que envolve a venda das franquias, foram temas abordados na palestra de Marcelo Martinez, diretor comercial da RZD Franchising para os convidados da inauguração.
Marcelo explica que o trabalho de formatação, exemplificado no caso da AB, envolve um minucioso de levantamento de dados sobre o potencial do mercado imobiliário com foco na melhoria e eficiência.
“Os empresários frequentemente têm uma maneira específica de fazer as coisas, mas nossa equipe de consultoria, sugere novas abordagens. Embora esses métodos já funcionem, podem torná-los ainda mais eficientes, especialmente quando se trata de dados estatísticos cruciais para franquias, como taxas de conversão e vendas”, contou ele.
O especialista em gestão de projetos e inteligência de negócios, Flávio Reino, explica que ao trabalhar com franquias, a escalabilidade é uma necessidade fundamental, garantindo que um negócio bem-sucedido em uma parte do país possa ser igualmente bem-sucedido em outras regiões.
“O nosso trabalho consiste em avaliar cuidadosamente o que funciona, entender as demandas do mercado e replicar esse sucesso em outras localidades. Analisamos minuciosamente o mercado de Boa Vista, incluindo setores como agronegócio, mercado residencial, compra e locação de imóveis. Além de considerar as oportunidades do mercado, valorizamos a experiência única do cliente”, disse.
Ele completa que inicialmente, a abordagem da expansão e venda da imobiliária roraimense está sendo cuidadosamente planejada. “Nos concentramos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com planos futuros de expansão para o Sudeste e Sul. Estamos selecionando franquiados de forma criteriosa, buscando não apenas investidores com recursos financeiros, mas também pessoas com o perfil certo”, finalizou.