Os números de casos de Covid-19 em Roraima voltaram a aumentar, mesmo assim os empresários do setor do comércio mantêm o otimismo e a confiança. É o que mostra a pesquisa que analisa o Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O estudo foi divulgado nesta quarta-feira, 26.
De acordo com o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em Roraima (Fecomércio-RR), Fábio Martinez, “o nível de confiança dos empresários roraimenses foi de 120,0 pontos em janeiro de 2022, mantendo-se pelo 16º mês seguindo com resultado acima do nível de indiferença”, apontou.
Apesar do índice demostrar um certo grau de otimismo por parte dos empresários roraimenses, o resultado apresentou uma queda pelo terceiro mês consecutivo.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPD no estado, Ademir dos Santos, afirmou que apesar da queda, “o grau de otimismo dos empresários aumentou se a gente comparar os números de janeiro de 2021. Um destaque que a pesquisa mostrou este ano é a expectativa dos empresários com a economia brasileira, inclusive com a possibilidade de contratação de novos colaboradores”.
Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, os resultados da pesquisa refletem o avanço da vacinação e a consequente relativa volta à normalidade.
“Mesmo com a propagação da variante Ômicron, a vacina tem garantido um impacto menor da covid-19 na população, com sintomas mais leves e redução da taxa de mortalidade. Esse sentimento de segurança vem contribuindo para que os empresários já enxerguem uma pequena melhora nas condições econômicas, no curto prazo”, avaliou.