Empresas de Roraima regularizam mais de 54% das dívidas inadimplentes em abril, mostra Serasa Experian

Roraima ocupa o segundo lugar na Região Norte, com 54,2% das dívidas empresariais regularizadas em até 60 dias.

As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais, ou pelo portal ConsumidorGovBr (Foto: Divulgação)
As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais, ou pelo portal ConsumidorGovBr (Foto: Divulgação)

De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito das Empresas da Serasa Experian, as empresas de Roraima apresentaram um forte desempenho na quitação de dívidas em abril deste ano. No estado, 54,2% dos débitos negativados foram pagos ou renegociados em até 60 dias, colocando Roraima em segundo lugar na Região Norte, atrás apenas de Tocantins, que registrou 56,1% de regularização.

Esses resultados destacam o esforço das empresas roraimenses para manterem suas obrigações financeiras em dia, mesmo em um cenário econômico desafiador. Na média regional, 4 em cada 10 dívidas de empresas do Norte foram resolvidas no mesmo período.

Recuperação de dívidas no Brasil

Em âmbito nacional, o percentual de recuperação de dívidas foi de 39,7% para as empresas que tiveram seus débitos negativados em abril, com destaque para as dívidas entre R$ 500 e R$ 1.000, que registraram a maior taxa de regularização (43,8%).

A análise da Serasa também mostrou que 49% das dívidas pagas tinham 30 dias de atraso, seguidas pelas que tinham 60 dias (41,4%) e 90 dias (23,8%). A recuperação das dívidas foi mais intensa no setor classificado como “Outros”, que inclui indústria, agronegócio e o terceiro setor, com 45,5% de quitação. Já o setor de Telefonia teve o menor índice de pagamentos, com apenas 15,7% de regularização.

Importância da recuperação de crédito em Roraima

O resultado de Roraima, com mais de 54% de dívidas regularizadas, reflete a capacidade das empresas locais de se reorganizarem financeiramente. A regularização de pendências é essencial para garantir acesso ao crédito e melhorar as condições de financiamento, aspectos fundamentais para a manutenção e crescimento dos negócios.

Embora Tocantins tenha liderado a região, o desempenho de Roraima mostra um esforço contínuo para fortalecer a recuperação econômica no estado. Segundo o indicador da Serasa, essa recuperação de crédito contribui para a retomada de atividades empresariais e reflete o comportamento positivo das empresas em reorganizar suas finanças e retornar ao mercado de forma competitiva.

Leia a Folha Impressa de hoje