Empréstimo com garantia: como a modalidade ajuda a impulsionar empreendimentos?

Para quem está abrindo o próprio negócio agora, um empréstimo pode proporcionar o capital ideal para fazer seus primeiros investimentos

(Créditos: iStock)
(Créditos: iStock)

O empreendedorismo é visto como a melhor oportunidade para conquistar a tão sonhada liberdade financeira, escapando das limitações da renda fixa e conquistando uma vida mais confortável. Contudo, nem sempre é simples abrir um negócio, especialmente quando não se dispõe de um bom capital para fazer os investimentos iniciais. É aqui que os empréstimos se tornam atrativos.

Abrir sua própria empresa envolve uma série de gastos pesados, exigindo uma quantia em dinheiro que muitos não possuem por inteiro. É preciso encontrar um local para trabalhar, providenciar reforma e mobília, comprar equipamentos, contratar funcionários e muito mais. Para completar, ainda é imprescindível contar com uma reserva financeira para arcar com os custos do negócio em médio prazo, pois leva um tempo até que os lucros comecem a aparecer.

Um empréstimo acaba sendo a alternativa ideal para quem quer colocar os planos em ação de imediato. Entretanto, é necessário ter cuidado, pois entrar em uma dívida dessa proporção sem preparo pode colocar o empreendedor em uma situação pior do que a inicial. Diante desse cenário, o empréstimo com garantia acaba sendo uma das opções mais atraentes do mercado por uma série de motivos.

O empréstimo com garantia é uma modalidade em que o empreendedor deixa algum bem de valor que lhe pertence como uma forma de dar segurança ao credor. Assim, caso ele não pague sua dívida, o bem passa a ser da instituição que emprestou o dinheiro, quitando a pendência automaticamente. A garantia escolhida vai depender do quanto está sendo negociado, mas geralmente envolve posses como veículos e imóveis.

Se tratando de um empréstimo para começar a empreender, essa alternativa se torna mais vantajosa por diversos motivos. Para começar, essa modalidade tem uma das taxas de juros mais baixas do mercado, e as instituições costumam proporcionar mais tempo para começar a pagar, permitindo que o indivíduo se organize melhor. Além disso, continua sendo possível usar o bem penhorado normalmente, desde que mantenha a dívida em dia.

Outra vantagem do empréstimo com garantia é que ele também fornece um crédito maior com mais facilidade. Os bancos e as instituições financeiras tendem a liberar grandes quantias em dinheiro nesses acordos, pois o risco de prejuízo é mínimo. Abrir uma empresa costuma ser um processo bem caro, então é possível conseguir um grande capital de investimento através desta modalidade.

Com organização financeira e planejamento para o futuro, o empreendedor consegue abrir seu negócio da forma como sempre sonhou e ainda quitar sua dívida naturalmente, utilizando o retorno do próprio empreendimento para pagar as parcelas do seu empréstimo.