Economia

Endividamento em RR se mantém estável e e atinge 8 em cada 10 famílias

Levantamento divulgado pela Fecomércio Roraima, com base em pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostra dívidas com cartão de crédito são as principais entre as famílias no estado

O ano de 2022 encerrou com 83,6% das famílias roraimenses endividadas, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nessa quinta-feira, 19, pela Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Roraima (Fecomércio Roraima). Ainda de acordo com o levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio. o percentual se manteve estável na comparação com o mês de novembro, completando uma sequência de 20 meses seguidos de endividamento superior aos 80%.

Por outro lado, tanto o número de inadimplentes, quanto de famílias sem condições de pagar suas dívidas, aumentaram em dezembro passado, chegando respectivamente a 34,7% e 7,3%. Novamente, as dívidas com cartão de crédito foram o principal tipo de dívida entre as famílias roraimenses, contudo, apresentado uma queda na comparação com o mesmo período do ano passado.

Outro tipo de dívida que também caiu consideravelmente foi o referente a financiamento de casa, saindo de 11,0% em dezembro de 2021 para 7,3% em dezembro, essa redução se deve, principalmente, por conta do aumento das taxas de juros. Por outro lado, continua aumentando as famílias endividadas com carnês, atingindo o percentual de 48,3%.