ECONOMIA

Entenda como a capitalização de mercado contribui com o crescimento econômico do país

O desempenho do mercado de ações é um dos principais indicadores da saúde econômica de um país, trazendo impactos diretos no valor do PIB

Investimento
(Créditos: iStock/ Apichat Noipang)

Quem está familiarizado com o mercado de investimentos provavelmente já ouviu falar da capitalização de mercado, um termo comumente utilizado entre investidores mais moderados ou arrojados, que se arriscam na compra e venda de ações. Essa capitalização nada mais é do que o valor de todas as ações de uma determinada empresa, ou seja, quanto aquela corporação está valendo naquele momento.

Para os investidores, esses valores servem para indicar se o investimento é ou não vantajoso em longo prazo. Contudo, esses números também representam a saúde econômica do país, já que ambos andam lado a lado em crescimento. A capitalização em alta mostra que os investidores confiam na economia e estão dispostos a apostar em sua futura evolução e valorização. Ao mesmo tempo, isso reflete positivamente no Produto Interno Bruto (PIB), que apresentará números maiores.

É claro que o cenário econômico não deve ser medido apenas por essas métricas, já que fatores como inflação, taxas de juros, cenário político e eventos geopolíticos também causam impactos diretos. Ainda assim, a capitalização de mercado e o PIB são duas partes cruciais do crescimento econômico do país, fornecendo informações valiosas sobre o que esperar do futuro e como superar as diversas crises que surgem pelo caminho.

Para entender melhor a importância desses medidores na saúde econômica de um país, deve-se primeiro compreender como a capitalização e o PIB acompanham o progresso um do outro. O mercado de ações em alta é sinônimo de crescimento econômico, o que por sua vez contribui com um PIB mais alto; em contrapartida, o aumento do PIB resulta em ações mais caras, visando antecipar os lucros futuros da empresa. Dessa forma, um influencia o desempenho do outro.

A lógica é a mesma em um país que está passando por uma crise econômica: quanto mais baixo for o PIB, maior será a queda das ações, o que por sua vez influencia no interesse dos investidores e afeta o poder de compra dos consumidores. Em um cenário positivo, os números altos colaboram com o crescimento do capital de uma empresa, que por sua vez poderá investir em novos projetos e expandir suas operações. Tudo isso colabora positivamente com o país em questão.Assim, podemos entender melhor qual é a relação entre capitalização e PIB, além de ter uma visão mais ampla de como o mercado de investimentos acaba sendo crucial para o crescimento econômico de uma nação.