Nesta segunda-feira, 17, o Estado de Roraima foi vencedor de Maior Evolução no II Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, a frente dos Estados de São Paulo e Bahia, que ficaram em segundo e terceiro lugares na categoria, respectivamente.
A premiação agracia os Estados e municípios que se destacam no que tange à qualidade das informações fiscais e contábeis que são fornecidas pelos órgãos fazendários e de planejamento locais – neste caso, a Sefaz (Secretaria da Fazenda) e a Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento) de Roraima. A premiação, realizada pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional), ocorreu em Brasília (DF) nesta segunda, 17.
O governador Antonio Denarium celebrou a conquista. “Fico muito feliz porque nós podemos falar de forma reiterada que Roraima está dando certo e o trabalho tem que continuar. Importante considerar que há alguns anos nós éramos um dos piores Estados do Brasil e agora conquistamos o primeiro lugar nessa importante premiação do Tesouro Estadual. É Roraima cada dia melhor”, afirmou.
Em relação à premiação, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, avaliou, em discurso, ser acertada a consolidação dos entes que realizam um bom trabalho no que tange a responsabilidade fiscal e contábil.
“Quando se faz um trabalho com transparência e fidedignidade das informações contábeis, a transparência, a fidedignidade das informações contábeis e a transparência para a sociedade mudam de patamar, além de uma série de outros processos, inclusive relacionados ao tempo internacional, que também mudam de patamar e facilitam muito o trâmite de diversos processos, inclusive de operações de crédito”, explicou Ceron.
EQUILÍBRIO E CRESCIMENTO
O prêmio coloca Roraima entre as unidades federativas que merecem atenção especial pelo equilíbrio e criação de um ambiente favorável para investimentos, tanto dos que já residem no estado, quanto dos que estão chegando para estudar possíveis investimentos.
O caminho para esse resultado teve início no início da gestão, com o trabalho do então secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Marcos Jorge, que posteriormente assumiu a Sefaz. Junto ao governador, o agora deputado implantou as bases que hoje garantiram o prêmio para o Governo de Roraima.
O secretário de Planejamento e Orçamento, Rafael Fraia, reiterou a importância dos indicadores que Roraima vem alcançado ano a ano na atual gestão, impactando diretamente na economia.
“Os indicadores alcançados por Roraima nos últimos cinco anos são o grande passaporte para a redenção do Estado. PIB [peso interno bruto], emprego e exportação são apenas alguns dos indicadores que merecem atenção. E vamos melhorá-los ainda mais”, frisou o titular da Seplan.
O secretário de Fazenda, Manoel Freitas, enfatizou a determinação do governador Antonio Denarium em recolocar Roraima em patamares invejáveis e isso representa a consolidação de políticas públicas assertivas. A equipe fiscal e contábil do Governo esteve compondo a comitiva que recebeu o prêmio em Brasília.
“O resultado alcançado por nosso Estado garante o respeito do Governo Federal e coloca Roraima na mídia como um local viável e pronto a receber investidores, tanto pelos indicadores quanto pela segurança jurídica que o governador Antonio Denarium vem dando ao estado desde o início de sua gestão. Isso abrange políticas públicas sérias e comprometidas com um futuro sustentável para nossa gente”, comemorou o secretário.