Em parceria com a Webmotors, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) realizou uma pesquisa de intenção de compra de veículos em 2021, trazendo números bastante positivos. Dos 2.103 entrevistados ao redor de todo o país, 96% têm planos de trocar ou comprar um carro zero ainda no primeiro semestre de 2021.
A pesquisa dividiu os entrevistados em dois grupos, onde 75% já possuíam um ou dois automóveis, enquanto 25% não tinham nenhum. Dos que possuem carro, 19% desejam comprar um veículo 0 km, sendo que deste grupo 33% são homens com mais de 65 anos de idade. 12% daqueles que não têm carro desejam um veículo 0 km, sendo 23% homens com mais de 45 anos.
A idade também é um fator decisivo na escolha do tipo de carro, segundo dados apurados. Os modelos SUV e Sedan são os mais populares entre pessoas de 45 a 65 anos de idade. Os SUV foram os mais dominantes, com 38% de intenção de compra entre aqueles que já possuem algum veículo. Dentre eles, 69% dos que já têm um SUV não pretendem trocar o segmento do automóvel, visando apenas adquirir um modelo mais recente.
Um dos objetivos da pesquisa era comparar essas informações com dados de 2020, ano em que o mercado automotivo sofreu uma grande queda por causa da crise financeira e da pandemia de COVID-19. Em 2021, o principal motivo do desinteresse das pessoas em adquirir novos veículos se mantém, sendo as dificuldades financeiras.
Somente 5% dos entrevistados que têm carro planejam fazer um financiamento total do veículo que comprarem em 2021. Esse número já sobe significativamente entre os que não têm carro e pretendem adquirir um, subindo para 23%. Felizmente, este mercado é bastante desenvolvido e existe uma boa variedade de instituições financeiras que oferecem crédito para seus clientes, facilitando bastante esse tipo de compra.
Uma outra alternativa muito prática para trocar de veículo seria em um leilão de carros. Atualmente, é possível participar de um sem sair de casa, apenas mandando lances virtualmente em plataformas especializadas. Esta é uma ótima forma de adquirir um carro seminovo gastando muito menos do que seria necessário por outros métodos mais convencionais.
Com esses dados, tudo indica que o mercado automotivo conseguirá se recuperar consideravelmente das perdas de 2020, como já era previsto pelos especialistas.