ECONOMIA

Extratos bancários vão passar por mudanças: entenda o motivo

As informações foram prestadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban)

Segundo a Febraban, atualmente, os bancos utilizam cerca de 4 mil tipos diferentes de nomenclaturas em suas operações (Foto: Reprodução Internet)
Segundo a Febraban, atualmente, os bancos utilizam cerca de 4 mil tipos diferentes de nomenclaturas em suas operações (Foto: Reprodução Internet)

Os extratos bancários passaram por mudanças desde o início desta semana, com objetivo de unificar as informações prestadas no documento. Sendo assim, termos e siglas vão passar a ser padronizados independente da instituição financeira.
As informações foram prestadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), de acordo com o portal de notícias Agência Brasil. O relato é que inicialmente serão unificados termos relacionados a saque e depósito, mas que posteriormente outras operações também serão padronizadas.

Nomenclatura

Um exemplo é o termo utilizado para depósito de cheque no caixa eletrônico. Em inglês, o nome utilizado para caixa eletrônico é Automated Teller Machine, com abreviação ATM. Por isso, muitas instituições financeiras utilizam o termo “depósito de cheque no ATM”. Agora, com a unificação dos termos, a operação no extrato passará a ser descrita como “DEP CHEQUE ATM”.
O mesmo acontece para saque de dinheiro em espécie no caixa convencional da agência, utilizando o cartão da conta. Agora, a mensagem no extrato passará a contar como “SAQUE DIN CARTAO AG”.
Segundo a Febraban, atualmente, os bancos utilizam cerca de 4 mil tipos diferentes de nomenclaturas em suas operações. Desta forma, a ideia é que os clientes consigam ter uma compreensão mais acessível das informações, de forma fácil e rápida, principalmente para aqueles que possuem contas em bancos diferentes.