Economia

Financiamento pode ser uma opção, mas requer cuidado e economia

Dicas essenciais para uma escolha consciente e responsável

O sonho de conquistar o primeiro carro se torna cada vez mais real com as diversas opções e condições de financiamentos disponíveis no mercado. Mas, antes de embarcar nessa jornada, é preciso ter um planejamento sólido e optar por medidas econômicas inteligentes para evitar possíveis armadilhas financeiras. 

De modo geral, os financiamentos funcionam como uma espécie de empréstimo oferecido pelos bancos, onde os envolvidos estabelecem uma linha de crédito para conquistar o bem desejado. Indicado principalmente para quem não possui condições de arcar com o valor à vista ou parcelas maiores, o financiamento visa diluir o pagamento em parcelas menores, por mais tempo.

Hoje, os bancos e as instituições financeiras oferecem alguns tipos diferentes de financiamentos; entre eles, estão o CDC (Crédito Direto ao Consumidor), opção onde o valor é transferido diretamente ao colaborador, com taxas de juros preestabelecidas. Já na modalidade leasing, o banco é o proprietário do carro até que todas as parcelas sejam quitadas. Nessa categoria, caso haja inadimplência, a instituição recebe o bem sem precisar devolver as parcelas já pagas. 

Independentemente da espécie de financiamento escolhido, pesquisar modelos de carros compatíveis com o bolso e fazer um planejamento financeiro é fundamental para evitar problemas futuros. Investir um valor maior no pagamento de entrada pode trazer vantagens significativas, reduzindo a quantia necessária a ser emprestada e, consequentemente, evitando um maior endividamento.

Antes de concluir o financiamento, é essencial calcular os valores das parcelas e estabelecer um limite temporal para o financiamento. De modo geral, as instituições estabelecem os juros de acordo com o tempo de pagamento; dessa forma, quanto mais rápido o empréstimo for pago, menos juros serão aplicados no valor total.

É preciso calcular qual será o valor final pago pelo veículo. Em alguns casos, mesmo com propostas de juros baixos, o valor financiado pode ser muito superior ao valor do carro no mercado, sendo um investimento complicado futuramente na hora de vender ou trocar de veículo. 

Para além do financiamento, é possível adquirir o primeiro carro através de leilões de automóveis. Essa modalidade funciona para quem deseja adquirir carros populares ou investir em modelos mais luxuosos. Para participar de leilões, basta se cadastrar em plataformas próprias para o negócio e seguir os passos dos anunciantes. Para isso, é preciso ser maior de 18 anos e não apresentar nenhuma restrição financeira no nome. 

Uma vez que se entenda como comprar veículos de leilão, bons negócios podem ser realizados, já que, entre as vantagens desse tipo de transação, estão os descontos, que podem chegar até a 50% do valor da tabela FIPE, maior disponibilidade em modelos, transparência nas negociações, definir previamente o valor-limite que será investido, entre outros.

Além da escolha do método de aquisição, é essencial levar em conta os custos envolvidos na manutenção de um veículo. Gastos como combustível, IPVA, seguro e outros devem ser considerados antes de adquirir o primeiro automóvel.