
Os voos diretos entre o Brasil e a Venezuela serão retomados com início marcado para 5 de agosto de 2025. A mudança de rota, que evita disputas diplomáticas, altera a operação inicial, que contemplava uma escala em Bogotá, na Colômbia, e agora será realizada diretamente de São Paulo a Caracas.
O planejamento, que foi idealizado no final de 2024, sofreu ajustes devido ao contexto político instável na Venezuela. A permanência de Nicolás Maduro no poder, sem o devido reconhecimento internacional, refletiu diretamente nas negociações entre os países, afetando os voos entre o Brasil e a Venezuela. Em janeiro deste ano, após o recente anúncio da rota entre Brasília (BSB) e Caracas (CCS), a GOL confirmou a suspensão temporária das vendas de passagens. A decisão foi tomada devido a ajustes nas operações, que levaram a companhia a reavaliar a viabilidade da rota.
Após o cancelamento das conexões aéreas entre os dois países, a Colômbia se tornou o único país vizinho com voos diretos para Caracas. A GOL, que planejava operar via Bogotá, foi impactada pelas limitações impostas pelo acordo bilateral com a Colômbia, que restringe a quantidade de voos diários entre as duas capitais. Com isso, a companhia encontrou um novo caminho para reabrir suas operações, agora diretamente de São Paulo.
Nova rota direta: São Paulo – Caracas
A nova rota terá partidas às terças, quintas e sábados, com aeronaves Boeing 737 MAX 8. O voo de ida partirá de São Paulo às 17h05 e chegará a Caracas às 22h10. O voo de retorno sairá de Caracas às 23h40, com chegada a Guarulhos prevista para 06h55 do dia seguinte. A mudança de origem dos voos facilita a conexão com outros destinos no Cone Sul, ampliando as opções para passageiros que desejam seguir para a Venezuela.