Marcelo Pereira presidente do IATER, foi o entrevistado do Agenda da Semana da Rádio Folha deste domingo, 29, e falou sobre o órgão ser o instrumento de execução da política de assistência técnica do governo de Roraima.
Marcelo afirmou que o IATER tem cerca de 60 técnicos em campo dando apoio ao produtor rural
“Estamos trabalhando o levantamento pois precisamos de 120 técnicos para atender a demanda e pretendemos ampliar junto a base parlamentar para ampliar nossa capacidade de atendimento. Estamos alinhando um coletivo, mais emergencial e para o próximo ano, um concurso público que possa trabalhar na assistência técnica e a extensão rural”
Pereira disse que pretende captar demandas para fortalecer os projetos para viabilizar a implementação de projetos que deram certo em outros estados em Roraima.
“O projeto de grãos que é carro forte ainda está dentro da secretaria do índio e da Seadi e estamos alinhando essa situação para colocarmos em campo as equipes que vão trabalhar esse projeto”.
O presidente do IATER disse que tem previsão de 53 milhões de reais para trabalhar o IATER.
“O governador Antonio Denarium quanto a questão dos investimentos para agricultura familiar e indígena e esse inicio de orçamento temos condições de duplicar com emendas federais, estaduais e suplementação”
Sobre estrutura física, as unidades locais de agricultura estão sendo reformadas e em outras será preciso construir, disse o secretário.
“Precisamos estruturar os polos em todos os municípios e isso é um dos projetos que temos a frente da secretaria, estruturar essas casas do produtor. Temos recursos da Petrobras que estão sendo usados para transporte dos técnicos, além de computadores portáteis que podem ser levados para propriedade e tablets para estruturar sistema integrado de informação que também servirá para o trabalho de campo e queremos fazer um sistema integrado”