Boa Vista sedia a partir desta terça-feira (18) a 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento. O evento é feito em uma parceria entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Prefeitura de Boa Vista e tem o objetivo de explicar as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM) e Áreas de Livre Comércio (ALCs), além de divulgar possibilidades de financiamento de projetos.
A jornada irá discutir possibilidades de investimento em pesquisa e inovação e elencar todos os benefícios fiscais disponíveis para Boa Vista e para Roraima, como explica o presidente da Suframa, Bosco Saraiva.
“É fundamental a integração regional dos nossos estados, o Amazonas, Rondônia, Roraima e Amapá que são os estados alcançados pela administração da Suframa. Nesta etapa aqui em Boa Vista, aqui em Roraima, nós estamos cumprindo já a etapa de orientação e de esclarecimento a respeito da forma que o instituto que a comunidade de forma em geral pode acessar os recursos oriundos da lei de informática, que prevê investimento da ordem de 5% daquele faturamento em pesquisa, desenvolvimento e inovação”, disse ele.
O evento reúne ainda entidades como Banco da Amazônia (Basa), Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Será a primeira vez que essas instituições, juntas, apresentarão seus respectivos portfólios de projetos, com a ideia de criar iniciativas conjuntas em prol da interiorização do desenvolvimento e da integração da Amazônia;
O governador Antonio Denarium (Progressistas) também esteve presente no evento e ressaltou as possibilidades de novos investimentos que podem vir para o estado a partir da jornada.
“Roraima é o estado com maiores possibilidades para novos investimentos e cremos que a partir do que a Suframa propor nessa jornada, o potencial de crescimento e de instalação de novos empreendimentos irá aumentar aqui”, avaliou o governador.
Aceleradora
Durante o evento, será apresentada pela Prefeitura de Boa Vista durante a Jornada a Proposta da Aceleradora de Empresas – Forte Boa Vista . A ideia é oferecer laboratórios, centros de pesquisas, espaços de coworking, recursos financeiros, programas de capacitações e treinamentos, entre outros. Atividades de pesquisas, prestação de serviços tecnológicos especializados, aceleração de empresas e startups, promoção de eventos e divulgação de conhecimentos científicos.
De acordo com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), o evento vai ajudar a acelerar empresas e a fortalecer novos empreendimentos na capital.
“Já oferecemos vários benefícios aos empreendedores em Boa Vista, como a isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) para autônomos recém-formados, nos dois primeiros anos de cadastro e a ampliação das atividades da dispensa de alvará de funcionamento para empresas com atividades de baixo risco. Vamos aproveitar este evento com a Suframa para criar novas possibilidades”, disse o prefeito.
Área de Livre Comércio de Boa Vista
As Áreas de Livre Comércio (ALC) são zonas de benefícios tributários, cujo principal objetivo é a promoção do desenvolvimento de regiões mais carentes. A ALC de Boa Vista foi implantada em 2008, junto com a ALC de Bonfim.