O sonho da casa nova em Boa Vista se tornou o sonho de um lote. De acordo com o Censo Imobiliário da capital do 4º trimestre de 2023, 93,3% das vendas de imóveis foram de lotes em condomínios. O censo é realizado pela Brain Inteligência Estratégica junto ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR).
O dado representa uma alta procura da população por lotes em condomínio. De outubro a dezembro do ano passado, foram lançadas mais de mil ofertas dessa modalidade, sobrando apenas 71 imóveis. Já a segunda maior venda foi realizada sobre casas em loteamento, com a abertura de 128 imóveis, ficando 16 em estoque.
Segundo o Anderson Gonçalves, responsável pela análise dos dados, isso reforça o potencial de Boa Vista para imóveis, tanto horizontais (casas), quanto verticais (prédios). Porém acende alerta para a falta de imóveis frente ao aumento populacional, principalmente porque no trimestre anterior não houve lançamento de propriedades.
“Tudo o que nós colocamos no mercado [de Boa Vista], quase 83% foi vendido. Isso mostra o quanto o mercado da cidade é pujante para um produto como lote em condomínio, casa em condomínio e loteamento aberto. […] Mas a gente precisa lançar [imóveis] porque nós vamos chegar em uma situação de que as pessoas vão chegar e nós não teremos lotes”, explicou Gonçalves.
População jovem
Gonçalves ainda destacou que é importante o mercado dar atenção para a população jovem. Isso porque a população até 24 anos representa quase 44% do total de Boa Vista e de 25 a 49 anos, 39,7%. “Hoje pode não ser um potencial financeiro, mas essa população ainda pode ter um número maior nos próximos anos e impactar no mercado”, disse.
Censo imobiliário
O Censo Imobiliário é uma iniciativa do Sinduscon-RR, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR). Os dados são apresentados a cada três meses e mostra o perfil censitário do mercado imobiliário da capital Boa Vista, mapa e classificação de oferta vertical residencial e comercial, bem como oferta horizontal de casas e condomínios.