
A pouco mais de três semanas do início do prazo, a Receita Federal já recebeu mais de 10 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. De acordo com dados atualizados até as 17h desta terça-feira (8), foram entregues 10.019.498 documentos, o que corresponde a 21,69% do total estimado para este ano.
A expectativa da Receita é receber 46,2 milhões de declarações até o fim do prazo, marcado para as 23h59min59s do dia 30 de maio. Se a meta for atingida, o volume representará um crescimento de quase 7% em relação a 2024, quando foram registradas 43,2 milhões de entregas.
Um dos principais recursos utilizados pelos contribuintes neste ano tem sido a declaração pré-preenchida, que ficou totalmente disponível a partir de 1º de abril. Desde então, mais de 4,6 milhões de pessoas utilizaram a funcionalidade, que permite importar automaticamente dados de rendimentos, deduções e bens — reduzindo a chance de erros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o acesso à versão completa da pré-preenchida teve um atraso devido à greve dos auditores fiscais da Receita Federal, que afetou o abastecimento de informações no sistema.
O prazo oficial de envio teve início em 17 de março, com o programa gerador da declaração disponível desde o dia 13 do mesmo mês. Quem perder o prazo está sujeito a multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido.
Fique atento ao prazo e evite a correria de última hora
Especialistas recomendam que os contribuintes não deixem para enviar a declaração nos últimos dias, evitando sobrecarga nos sistemas e eventuais imprevistos. A Receita Federal também orienta que os dados sejam conferidos com atenção, especialmente para quem usa a pré-preenchida, garantindo que todas as informações estejam corretas antes do envio.