Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia, no mês de outubro foram criados 673 postos de trabalho com carteira assinada em Roraima, o que representa um crescimento de 1,19% em relação ao estoque de trabalhadores formais.
Apesar da redução no número de postos de trabalho formais em relação a setembro, no acumulado do ano o saldo positivo está em 2.332 empregos, dando continuidade na recuperação dos postos de trabalho.
O saldo acumulado no ano já é 29% superior ao apresentado no mesmo período do ano passado, que na época era de 1.809 postos, referente ao período de janeiro a outubro de 2019. O número também é superior ao total de empregos gerados em todo o ano de 2019, quando foram criados 2.261 postos.
Em termos proporcionais o número de empregos formais em Roraima cresceu 4,23%, terceiro maior crescimento entre as Unidades da Federação, ficando abaixo apenas Acre (4,81%) e do Pará (4,36%). Todos os grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo no mês outubro, onde serviços foi o setor que mais criou vagas de emprego, gerando 298 postos. E no acumulado do ano o grupamento da construção é o que apresenta o maior resultado no Estado, sendo criados até o mês de outubro 1.121 novos postos.
O setor de serviço gerou 298 vagas de emprego no mês de outubro, e no acumulado do ano o saldo também ficou positivo em 955 postos formais, com destaque para as atividades de vigilância e segurança privada, que criaram 394 novos postos; e as atividades de limpeza, com 211 novos postos.
Em relação aos municípios roraimenses, Boa Vista foi o que registrou o maior número de empregos no mês de outubro, com saldo positivo de 601 postos e São João da Baliza que aparece em segundo lugar com 28 postos.
No acumulado do ano dentre os municípios do interior, Mucajaí (-34) e Bonfim (-30) foram os que apresentaram os piores resultados. No caso de Mucajaí se deve a perdas de postos no segmento indústria, mais especificamente fabricação de produtos de madeira, com (-24) postos de trabalho. Em Bonfim quase todos os grandes grupamentos apresentaram queda, com destaque para a agropecuária (-34) e a construção (-9).
Boa vista continua sendo o município roraimense que mais gerou postos de trabalho este ano, apresentando um saldo de 1.991 novos empregos. O saldo positivo no município se deve principalmente as contratações nas atividades de obras de infraestrutura, que geraram 1.085 novos empregos no acumulado do ano.