Manutenção de motos para motoboys: segurança e economia

Manutenção e atenção constantes podem evitar acidentes e gastos inesperados

motoboy cuidados com a moto
(créditos: iStock/ Wirestock)

Manter a sua moto em bom estado de conservação é extremamente essencial, não só pela aparência, mas também pela segurança e economia gerada, especialmente para quem utiliza a motocicleta como objeto de trabalho. 

A correria do dia a dia, excesso de entregas e gastos cotidianos podem ofuscar a necessidade de manutenção da sua moto, que, se deixada de lado, pode ocasionar um acidente ou gastos inesperados, no caso de um reparo emergencial. Para não cair nessas situações, confira algumas dicas básicas de manutenções obrigatórias.

De olho nos pneus

Um dos itens de segurança mais importantes de uma moto são os pneus, afinal, são eles que mantêm a aderência da moto ao asfalto e trabalham em conjunto com os freios para interromper o movimento da moto.

É muito importante manter os pneus sempre calibrados, conforme a pressão estipulada pelo fabricante, e trocar o conjunto quando atingir as marcas de evidência de desgaste, ou quando a moto ultrapassar os 15 mil quilômetros rodados desde a última troca.

Corrente

Outro item muito importante que deve receber atenção especial é a corrente da motocicleta. Esse item vai transmitir o torque gerado pelo motor ao pneu traseiro e impulsionar a moto para frente.

A corrente não pode estar folgada ou “criando barriga”, pois isso significa que está na hora de trocar, e ela pode escapar durante o funcionamento do motor e causar um acidente com queda. A corrente deve ser trocada em conjunto com cada troca de óleo e deve estar sempre lubrificada para evitar o desgaste prematuro. Vale lembrar que a corrente deve ser lubrificada novamente a cada 400 km rodados ou após rodar durante chuva intensa, pois parte do lubrificante pode ter sido levado pela água.

Óleo

O óleo em um motor de moto tem a função de lubrificar os componentes do motor, do câmbio e ajudar no resfriamento do motor. Em média, o óleo deve ser trocado a cada 10 mil km rodados, se for utilizado óleo sintético; no caso de uso de óleo semissintético, essa média cai para 7 mil km, e o óleo mineral exige a troca a cada 3 mil km.

No caso de uso intenso da moto, como a realidade dos motoboys, essa troca pode requerer uma antecipação segundo o nível de óleo medido no começo de cada dia.

Dica final: escolha sua moto com cuidado

Uma das dicas que pode salvar a sua segurança e suas economias é escolher com muito cuidado sua moto antes de comprar. Analisar com cuidado todos os aspectos e manutenções necessárias pode revelar qualquer gasto surpresa ao longo do caminho.

Embora a manutenção de uma moto seja constante, é possível iniciar na profissão de entregas com baixo investimento, como, por exemplo, procurar por moto de leilão para vender e arrematar um bom modelo por um preço bem abaixo do mercado; basta apenas se atentar a quilometragem rodada da moto e, logo que a comprar, fazer todas as manutenções necessárias para fazer viagens seguras.