EMPREENDEDORISMO

Microempreendedor roraimense pode se formalizar em 10 minutos

Serviço visa facilitar o acesso de empreendedores que atuam como pessoa física a trabalhar formalmente como Microempreendedor Individual (MEI).

Formalização pode ser feita pelo link na matéria (Foto: Divulgação)
Formalização pode ser feita pelo link na matéria (Foto: Divulgação)

O Santander Brasil anunciou a disponibilidade de uma plataforma em seu site oficial que permite que microempreendedores informais abram um CNPJ de maneira rápida e gratuita. O serviço visa facilitar o acesso de empreendedores que atuam como pessoa física a todos os benefícios de trabalhar formalmente como Microempreendedor Individual (MEI).

Qualquer pessoa pode utilizar a plataforma de forma gratuita, independentemente de ser correntista do Santander. Basta acessar www.santandernegocioseempresas.com.br/abra-seu-cnpj/. No entanto, é necessário observar as regras do MEI, como não ter participação societária em outras empresas.

A iniciativa faz parte do Programa Avançar, que oferece ofertas não financeiras aos clientes do Santander, incluindo cursos certificados e orientação para empreendedores de pequenos negócios. Para tornar a abertura do CNPJ mais acessível, o Avançar firmou parceria com a MaisMEI, uma startup especializada em soluções para profissionais autônomos. O Santander disponibilizará o acesso à plataforma em seu site.

Concomitantemente ao lançamento do serviço gratuito, o banco inicia uma campanha digital para combater desinformações e esclarecer mitos sobre empreender formalmente. Cerca de 1.800 agentes do banco, especializados em educação financeira, abordarão empreendedores informais em todo o país que ainda utilizam serviços bancários como pessoa física.

O Santander concentrará inicialmente seus esforços na base de relacionamento do Prospera Santander Microfinanças, programa que já atendeu a 2,3 milhões de clientes e desembolsou mais de R$ 20 bilhões em crédito. A estratégia é utilizar o canal direto que esses agentes têm com o público para ampliar a consultoria financeira e esclarecer sobre a formalização.

A principal desvantagem da informalidade é a dificuldade de acesso a linhas de crédito e outras soluções bancárias. A formalização, juntamente com a abertura de conta corrente MEI, permite uma melhor gestão financeira, separando despesas pessoais dos custos do negócio. Franco Fasoli, diretor do Segmento Empresas do Santander, destaca que a formalização oferece benefícios como a possibilidade de aposentadoria, auxílios doença e maternidade, e vantagens para negociar com fornecedores ao emitir nota fiscal.

O Santander pretende que seus agentes atuem como consultores financeiros, destacando os benefícios reais da formalização, proporcionando informações precisas para controle de gastos e segurança para o crescimento do negócio.