Energia

Ministro confirma que Linhão de Tucuruí terá início oficial das obras em agosto

Obra marcará o também o início do Programa de Descarbonização da Amazônia que será lançado no mesmo evento

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nessa quinta-feira (20) que o anúncio do início das obras do Linhão de Tucuruí será feito em agosto. A obra marcará o também o início do Programa de Descarbonização da Amazônia que será lançado no mesmo evento.

O objetivo do programa é reduzir significativamente o uso de óleo diesel na produção de energia na região amazônica. Para diminuir as emissões de gases causadores do efeito estufa na área.

Durante sua participação em um seminário em Goa, na Índia, onde participa de eventos e reuniões do G20, o ministro mencionou o início das obras para conectar o estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), já que Roraima é atualmente o único estado totalmente isolado da malha elétrica do país. Além disso, destacou a inauguração da interligação de Parintins, no Amazonas ao sistema.

O uso do etanol e dos biocombustíveis também é apontado pelo ministro como um dos principais caminhos para a descarbonização. Ele reiterou que o governo pretende aumentar a mistura de etanol na gasolina comum e incentivar a produção de Combustível Sustentável de Aviação, combinado com o Diesel Verde.

Com o lançamento do Programa de Descarbonização da Amazônia, o governo busca tomar medidas concretas para preservar o meio ambiente, promover a sustentabilidade e reduzir o impacto das emissões de gases de efeito estufa na região.