O Festival Mormaço Cultural, realizado desde 2022 em Boa Vista, chega à sua terceira edição, prometendo aquecer a economia local entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro.
Além de oferecer ao público shows gratuitos e uma imersão na cultura do extremo Norte do país, o evento também desempenha um papel significativo na movimentação do comércio da capital.
Desde sua criação, o Mormaço tem proporcionado oportunidades para que empreendedores locais inovem em seus negócios.
“O impacto econômico é enorme, pois o Mormaço une diversos tipos de profissionais com um objetivo em comum, que é lucrar com a cultura do nosso Estado. Desde músicos, atores, arte circense e dançarinos até o comércio e o turismo. O Mormaço traz inovação e oferece importantes contribuições no desenvolvimento de referências estéticas para Boa Vista”
Dyego Monnzaho, presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec)
Empreendedores locais, como Antonia e Peter Hagnauer, que comandam uma agência de turismo em Manaus, têm aproveitado o festival para atrair turistas e promover a cultura amazônica.
“Nós usamos o festival para vender um pacote de viagem para seis pessoas. Todos ficaram muito interessados e essa é mais uma oportunidade de mostrar o tanto de coisa boa que temos na nossa região. Os turistas estão se interessando cada vez mais e, para quem trabalha com isso, é gratificante”
O festival também inspirou eventos paralelos, como o “Esquenta do Mormaço”, promovido por Natasha Sarah e Hugo Pereira, responsáveis por um espaço cultural em Boa Vista.
“Como tivemos um bom retorno com o ‘after’, decidimos fazer de novo. Porém, é impossível competir com o horário do Mormaço e nós também queremos assistir aos shows. Então, decidimos fazer a nossa festa antes. A venda dos ingressos foi ótima e, com o lucro, vamos poder investir no nosso espaço. O nosso público também está ansioso para o Mormaço. Temos que aproveitar”
A programação do Festival Mormaço Cultural 2024 será totalmente gratuita, começando no Parque do Rio Branco, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, e se estendendo ao Teatro Municipal até o dia 8. Durante o evento, a população de Boa Vista poderá acompanhar as apresentações de 13 artistas nacionais e 30 artistas locais, além de intervenções artísticas, gastronomia, circo e teatro.