Desde 2019, a população roraimense está apta ao pagamento de multas de trânsito com desconto de até 40% pelo aplicativo do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). No entanto, é preciso conhecer algumas regras para adesão ao sistema.
O aplicativo gratuito dá descontos em multas de trânsito geradas pela maioria dos órgãos autuadores, como os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). O sistema foi desenvolvido para agilizar notificações e pagamento de infrações, o que reduz “custos ao Estado e também ao cidadão, que evita de ter que comparecer ao órgão de trânsito para retirar segunda via de notificações”, diz a PRF.
Como aderir
Quando o estado aderiu ao sistema, era preciso baixar o SNE, mas agora também possível aderir ao desconto por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O processo para cadastro deve ser feito no site do SNE ou baixando o app disponível para iOS e Android. Em seguida:
- Faça o cadastro, acionando login e seguindo as instruções da página de serviços do governo federal (acesso com CPF e senha ou via certificado digital).
- Ative o cadastro, a partir de um link enviado ao um e-mail indicado anteriormente.
- Selecione os veículos que deseja incluir no SNE por meio do link “Meus Veículos”.
Pelo CDT, é necessário acessar o app com os dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Depois, entrar na aba de “infrações por infrator” e clicar na mensagem de adesão ao SNE.
Vale ressaltar que após aceitar os termos e condições do Sistema, as multas impressas não serão encaminhadas, apenas por notificação no app. Também não será permitido o parcelamento das multas de trânsito (resolução Contran 622/2016) e realizar o pagamento parcelado da multa com desconto de 40%, além de que somente será possível realizar o pagamento com a forma de disponibilizada pelo SNE.