O mundo financeiro pode assustar quem pouco sabe sobre ele. Por isso, durante o Agenda da Semana desse domingo (12), na rádio Folha FM 100.3, o empresário João Maurício Rebouças explicou sobre investimentos e mercado financeiro.
Diretamente de Brasília, por telefone, Rebouças explicou que qualquer pessoa deveria destinar uma parcela do patrimônio para investimento. Além disso, deveria saber que o processo de aplicação financeira funciona a partir do tripé: retorno, liquidez e segurança.
“Você nunca vai ter os três. Você tem que escolher dois. Ou seja, abre mão de liquidez para ter retorno e segurança ou abre mão do retorno para ter segurança e liquidez, por exemplo. Quando a gente fala de algo de muito retorno, você abre mão da liquidez e da segurança. Pode acontecer de algum investimento entregar um retorno altíssimo em um curto prazo? Claro, acontece. Mas é bem claro que você correu um enorme risco e provavelmente ficou sem a possibilidade de resgatar esse capital”, explica o empresário.
Sobre a possibilidade de investir em negócios de alto risco com o objetivo de retorno e liquidez, João Maurício ainda acrescenta que é importante que uma pequena parcela do patrimônio possa ser utilizado para esse caso. Isso porque seria uma forma de aplicar dinheiro no alto risco sem que haja muito impacto nas finanças em caso haja perda.
O empresário ainda aconselhou que o segredo da aplicação financeira está em investir em mais de um negócio, bolsa ou rendimento. “O crescimento do patrimônio ao longo do tempo deve ser sempre a diversificação. Nunca colocar todos os ovos no mesmo cesto”, compara o mercado financeiro.
Reforma tributária e negócios
João Maurício Rebouças também comentou sobre a aprovação da Reforma Tributária e discordou de alguns pontos da proposta. Além disso, explicou sobre o seu empreendimento na área de finanças que deve ser anunciada na próxima terça-feira, dia 14.
A entrevista completa com o empresário está disponível no Facebook da rádio Folha FM 100.3.