O estado de Roraima ficou em primeiro lugar entre os estados brasileiros na geração de empregos por meio das Microempresas (MPE). Conforme a análise do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), o estado registra um saldo de 1.601 novos postos de trabalho.
Os dados foram levantados pelo Sebrae, com base no Caged, e são referentes ao período de janeiro a maio de 2023. Os empregos gerados pelos pequenos negócios representam 57,57% das vagas preenchidas neste período. A Administração pública gerou 549 novos postos de trabalhos e as Médias e Grandes Empresas (MGE) 548.
Já por segmento econômico, o setor de serviços foi o que mais gerou empregos entre as MPE’s, com 819 vagas. Seguido dos setores da construção com 320; agropecuária com 211; comércio com 118; indústria transformação com 91; serviços industriais de utilidade pública com 33 e extrativa mineral com 9 vagas.
Estado propício para empreender
Ao apresentar o maior percentual de empregos gerados por pequenos negócios, Roraima demonstra que é um estado propício ao empreendedorismo. É o que reforça Eckner Oliveira, Coordenador de Inteligência de Dados do Sebrae/RR ao apresentar fatores que desenvolve os pequenos negócios.
“Isso pode ser resultado de uma combinação de fatores, como políticas públicas de estímulo às MPE’s, apoio financeiro, capacitação empreendedora e também o comportamento empreendedor do Estado” explicou.
O coordenador reforça que, para manter esse crescimento, é importante continuar aprimorando as políticas públicas existentes e desenvolver novas. “Desburocratizar a formalização, a questão jurídica das empresas, o financiamento, são questões que contribuem com o avanço contínuo desses negócios que têm apresentado resultados econômicos positivos para o estado”, finalizou Eckner.