PIS/Pasep: governo libera consulta ao abono salarial 2025; saiba se você irá receber

Para ter direito ao abono salarial, é necessário estar cadastrado no benefício há pelo menos cinco anos

(Foto: Nilzete Franco/Folha de Boa Vista)
(Foto: Nilzete Franco/Folha de Boa Vista)

A partir desta quarta-feira (5), os trabalhadores poderão consultar se terão acesso ao abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) em 2025. O mesmo vale para os profissionais inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os detalhes estarão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital, na Central de Atendimento Alô Trabalho (telefone 158), com ligação gratuita das 7h às 22h, de segunda a sábado (exceto em feriados nacionais), e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho.

Para verificar os dados do abono salarial no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, os trabalhadores devem atualizar a plataforma, acessar a aba “Benefícios”, selecionar “Abono Salarial” e clicar em “Pagamentos” para consultar o valor, a data e o banco de recebimento.

Cronograma de pagamentos do PIS/Pasep 2025

  • Nascidos em janeiro: recebem a partir de 17 de fevereiro
  • Nascidos em fevereiro: recebem a partir de 17 de março
  • Nascidos em março e abril: recebem a partir de 15 de abril
  • Nascidos em maio e junho: recebem a partir de 15 de maio
  • Nascidos em julho e agosto: recebem a partir de 16 de junho
  • Nascidos em setembro e outubro: recebem a partir de 15 de julho
  • Nascidos em novembro e dezembro: recebem a partir de 15 de agosto

Quem tem direito ao abono salarial?

Para ter direito ao abono salarial, é necessário estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2023 (ano-base da apuração), ter recebido até dois salários mínimos mensais de média no período trabalhado (R$ 2.640,00) e que os dados tenham sido corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.