NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

Quase 50% dos roraimenses estão inadimplentes, aponta Serasa

Em maio, o estado contou com 239.042 mil pessoas inadimplentes, representando 49,50% dos habitantes

O estado ocupa a sétima posição entre os estados com maior número de inadimplentes. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O estado ocupa a sétima posição entre os estados com maior número de inadimplentes. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Roraima registra uma marca de quase metade da sua população adulta em situação de inadimplência, de acordo com os últimos dados divulgados pela Serasa. Em maio, o estado contou com 239.042 mil pessoas inadimplentes, representando 49,50% dos habitantes, ocupando a sétima posição entre os estados com maior número de inadimplentes.

O valor médio da dívida por inadimplente em Roraima é de R$ 4.248,53. O setor de serviços se destaca como o principal responsável pelas dívidas no estado, representando 29,36% do total. Em seguida, as contas de serviços básicos como água, luz e gás correspondem a 21,81% das dívidas, enquanto bancos e cartões de crédito representam 17,43%, e o varejo 13,58%.

Em um contexto mais amplo, o Brasil também experimenta uma queda na inadimplência. Em maio, houve uma redução de 1,20% no número de brasileiros inadimplentes em comparação a abril, totalizando 72,5 milhões de pessoas. O volume de dívidas também caiu, com um total de 273 milhões de débitos, somando R$ 394 bilhões.

Como regularizar as dívidas

Os consumidores interessados em negociar suas dívidas podem seguir alguns passos simples:

  1. Baixar o aplicativo da Serasa: Disponível para Android e iOS, o aplicativo permite que os usuários acessem suas informações financeiras, incluindo a existência de possíveis dívidas e a pontuação do Serasa Score.
  2. Escolher a oferta: Ao selecionar a opção “Ver ofertas”, os consumidores podem verificar as condições oferecidas para pagamento com desconto e renegociar cada débito.
  3. Revisar e finalizar o acordo: Os usuários podem escolher a forma de pagamento de sua preferência, seja boleto ou Pix, revisar as condições e concluir o acordo.
  4. Realizar o pagamento: Após fechar o acordo, o pagamento deve ser realizado conforme as condições definidas, permitindo que o nome do consumidor seja limpo instantaneamente.