Quem trabalha no meio corporativo provavelmente já deve ter se deparado com algum serviço apresentado pela locaweb, gigante da tecnologia no Brasil.
Foi a primeira empresa de hospedagem de sites no Brasil, então, caso você já tenha criado algum site, deve ter encontrado a empresa no meio do processo. Ela foi criada em 1998 pouco antes da crise das pontocom, bolha das empresas de tecnologia no mundo todo, que com a popularização da internet, muitas empresas foram do zero ao milhão e de volta ao zero muito rápido.
Apesar do período turbulento ela conseguiu seguir no mercado e aderindo novos serviços ao seu portfólio. Em 2003 lançou o sistema de e-mails e se tornou pioneiro no serviço de armazenamento em nuvem para empresas.
A empresa abriu capital na bolsa de valores em 2020 pouco tempo antes da pandemia onde viu sua empresa perder mais de 60% de valor de mercado com a queda das suas ações, porém com o tempo o mercado viu a importância que empresas de tecnologia teriam durante a adaptação da população à alternativas online da maioria das atividades “normais”.
Após isso, locaweb disparou mais de 1.300% saindo de R$2,43 por ação e chegando a valer até R$35,06. Porém o cenário atual não muito atraente para a empresa, apesar da performance na última semana.
A empresa começou a fazer mais movimentações de baixa com os aumentos dos juros que hoje encontram-se a 12,75% a.a. encarecendo investimentos que exigem capital de terceiros, pratica muito comum em empresas de crescimento como Locaweb. Fazem assim, que ela espremesse margens comprometendo sua evolução.
Na ultima semana ela subiu mais de 27%, porém ao analisar o que vem acontecendo desde o segundo semestre do ano passado, não subiu nem metade de toda a queda. Mesmo com essa disparada pra cima nos últimos dias, Locaweb ainda cai mais de 47% no ano de 2022.