A Receita Federal emitiu alerta nesta quinta-feira (04) para que os contribuintes se mantenham atentos a uma nova fraude com o saldo residual do último Imposto de Renda. A artimanha foi detectada em atendimento.
Os detalhes sobre como ocorreu a tentativa de golpe não foram informados, mas a Receita alertou que envolve a informação de que “consta um saldo residual do seu último IRPF”. Para coibir os atos fraudulentos, o órgão reforçou que não encaminha e-mail ou mensagens, de qualquer tipo, que contenham dados do contribuinte, solicitem informações pessoais ou informem trâmites de imposto de renda e processo em andamento.
“A única mensagem que o contribuinte poderá receber, em seu e-mail ou celular, é um alerta sobre a existência de mensagens importantes no CAC. Nesse caso, o contribuinte deve acessar o CAC com sua senha para visualizar a mensagem”, destacou a Receita.
Se o contribuinte receber e-mail com valores e links de acesso, o órgão ressalta que deve se desconfiar de fraude e não clicar nas informações, “mesmo que pareça legítimo”. Todos os acessos devem ser feitos diretamente no Portal CAC, no site da Receita Federal.