EMPREENDEDORISMO

Roraima abriu 785 novos empreendimentos, segundo Serasa

O Norte do país como um todo registrou a abertura de 18.223 empresas no mesmo período

Roraima abriu 785 novos empreendimentos, segundo Serasa

No mês de maio, o estado de Roraima mostrou um crescimento promissor no cenário empreendedor do Norte do Brasil, ao abrir 785 novos empreendimentos, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian.
O Norte do país como um todo registrou a abertura de 18.223 empresas no mesmo período. Entre as Unidades Federativas da região, o Pará liderou com 7.351 novos empreendimentos, reforçando sua posição como um importante polo de negócios na área. No entanto, o destaque vai para Roraima, que, mesmo sendo um dos estados com menor densidade populacional, demonstrou um vigoroso ímpeto empreendedor.


Apesar do contexto nacional de criação de empresas ter apresentado uma queda de 1,8% em relação ao mesmo mês de 2022, com um total de 358.279 novos empreendimentos no Brasil, Roraima se mantém como um exemplo de determinação e superação, contribuindo para a vitalidade econômica do país.
É interessante observar que a distribuição regional das novas empresas mostra que metade delas (50,8%) estão localizadas na região Sudeste. Esse dado não surpreende, considerando que o Sudeste concentra uma significativa parcela da população brasileira e abriga importantes centros financeiros e de negócios.

MEI


Em termos de natureza jurídica, a maioria das novas empresas foram classificadas como “Microempreendedores Individuais” (MEIs), correspondendo a 75,8% do total. As “Sociedades Limitadas” compreenderam 19,4%, seguidas pelas categorias “Empresa Individual” (2,7%) e “Demais” (2,2%). Isso mostra a diversidade de modelos de negócios que estão sendo desenvolvidos, desde empreendedores individuais até formas mais complexas de estruturação societária.
Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, destaca que a queda na taxa de desemprego, que atingiu 8% no segundo semestre de 2023 de acordo com estatísticas do IBGE, influencia o indicador de nascimento de empresas. Ele observa que, uma vez que os brasileiros encontram uma ocupação tradicional, a busca pelo empreendedorismo tende a ser deixada em segundo plano. No entanto, a persistência do empreendedorismo em lugares como Roraima ressalta a importância de se criar um ambiente propício para a inovação e o desenvolvimento de novos negócios em todo o país.