Roraima tem a sexta maior quantidade de pessoas inadimplentes do país, segundo o Serasa. São, ao todo, 214.223 pessoas nessa situação, cerca de 46,17% da população.
No levantamento, a taxa de Roraima é maior que a média nacional, de 41,01%. O estado, no entanto, é o terceiro com mais pessoas endividadas da região Norte, atrás do Amazonas (51,44%) e Amapá (50,79%).
Em 2019, antes da pandemia, Roraima chegou a ser o estado com o maior número de endividados do Brasil. Na época, 61,9% da população adulta do estado não conseguia pagar ao menos uma dívida.
LEIA MAIS
Segundo o economista Getúlio Cruz, geralmente as inadimplências estão relacionadas a cartão de crédito, financiamentos e pagamentos de serviços públicos, como água e luz. Para ele, as altas taxas de juros e a falta de educação financeira, são fatores que podem explicar o grande número de endividados.
“Nós acabamos de ter o reajuste de 26% na tarifa de energia elétrica. O reajuste do salário mínimo este ano foi só da inflação, de 10%. Então, você reajustou o salário de 10% e a conta de 26%, evidentemente que isso vai levar muita a gente a não ter condição de pagar”, explicou.
Feirão oferta descontos que chegam a 99% nas renegociações de dívidas
Iniciar 2023 sem dívidas não é uma meta tão distante. Neste ano, o Feirão Serasa Limpa Nome pretende facilitar a renegociação com as 267 empresas participantes, com a possibilidade do pagamento via Pix, baixa da negativação em até 24h e descontos que chegam a 99%.
O Feirão ocorre até o dia 5 de dezembro, por meio dos canais digitais do Serasa. Para saber quais ofertas de renegociação estão disponíveis, a pessoa interessada deve acessar o site serasa.com.br, clicar em consultar CPF e preencher as informações solicitadas.