Roraima finalizou o ano de 2024 com 38.939 empresas ativas, segundo o painel do Mapa de Empresas. Apenas em dezembro, foram abertas 466 novas empresas, enquanto 301 encerraram as atividades, resultando em um saldo positivo de 165 negociações. Os dados são da Secretaria de Planejamento e Orçamneto (Seplan).
O estado também registrou o quinto maior crescimento percentual do país no último mês do ano, com alta de 0,43%. O tempo médio de registro de novas empresas foi de 12 horas, enquanto o prazo médio de abertura ficou em 1 dia e 9 horas. Boa Vista concentra a maior parte dos empreendimentos, com 32.307 empresas, o que representa 83% do total.
O secretário da Seplan, Rafael Fraia, destacou que desde agosto de 2024 o estado tem apresentado crescimento contínuo número de empresas. Ele atribui esse avanço à modernização dos processos, como a implementação do chatbot da Junta Comercial de Roraima (JUCERR), que possibilita a abertura de CNPJs em até três horas via aplicativo de mensagens. “Essa ferramenta torna o ambiente de negócios mais dinâmico e acessível, o que reflete diretamente na economia local”, explicou.
Fraia ressaltou ainda que, embora micro e pequenas empresas predominem representando 94% do total de empreendimentos, novos investimentos estão impulsionando setores estratégicos, como o agropecuário. “Com a estabilidade do linhão [de Tucuruí] e outros projetos estruturantes, há espaços para empresas de maior porte se instalarem no Estado”, afirmou.
Comércio lidera atividades econômicas
O comércio varejista de vestuário e acessórios segue como o setor mais representativo, com 3.051 empresas ativas. Em seguida, destacam-se cabeleireiros, manicures e pedicures (1.317 empresas), comércio de alimentos (1.303), restaurantes e similares (1.145) e promoção de vendas (1.093).
Em termos de crescimento, a construção de edifícios apresentou a maior expansão m dezembro, com alta de 1,4% em relação ao mês anterior.