Os roraimenses entre 26 e 40 anos foram os mais endividados de novembro, segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, representando 37,9% dos 237.796 mil inadimplentes do estado. O total ainda aponta que quase metade da população está com dívidas.
Ainda conforme o mapa, Roraima foi um dos estados que apresentou crescimento diante da queda de negativados no Brasil. Ao todo 143,5 mil pessoas saíram da lista de negativados, ficando somente 71,81 milhões de brasileiros inadimplentes.
“Quando olhamos para o cenário nacional, o mês de novembro em comparação com os últimos três meses, agosto, setembro, outubro, mostrou uma redução no número de consumidores inadimplentes. Mas alguns estados tiveram crescimento, que foi justamente o caso de Roraima. O estado está com, atualmente, quase 240 mil pessoas inadimplentes que representa algo próximo de 50% da população”, explicou o coordenador da Serasa, Marcus Luz.
Somente em novembro, 1.794 consumidores entraram em situação de inadimplência. Após a população jovem, adultos de 41 até 60 anos são o segundo grupo de endividados em Roraima, com 34,6%. Em seguida aparecem pessoas com até 25 anos (13,9%) e maiores de 60 anos (13,6%).
Por segmento, conforme o Mapa da Inadimplência, o maior volume de dívidas em Roraima é do setor de serviços (28,26%) seguido das utilities (24,82%) e bancos e cartões (16,99%). Em outubro, serviços também foi destaque nas dívidas dos roraimenses.
Renegociação de dívidas
“Com o cenário atual de inadimplência e olhando para Roraima é importante o espaço para renegociação de dívidas para incentivar o brasileiro a limpar o nome. Com o Feirão Limpa Nome, que todo ano nós fazemos, mais de quatro milhões de acordo foram fechados na plataforma e nas tendas em novembro. Agora, a Serasa decidiu lançar uma segunda fase”, informou Luz.
Para participar do feirão, Marcus indica o acesso pelo site da Serasa Limpa Nome ou aplicativo para Android e IOS. As ofertas e os descontos, que seguem até 22 de dezembro, devem beneficiar brasileiros de todos os estados.
Além disso, as empresas que aderiram ao Desenrola Brasil também estão disponibilizando, na plataforma da Serasa, ofertas com os mesmos descontos oferecidos no programa. No Feirão, porém, as ofertas do Desenrola devem ser pagas somente à vista.