Os roraimenses estão entre os brasileiros que mais buscam por economia de energia no Google. É o que aponta o levantamento da Descarbonize Soluções, especialista em energia limpa.
O levantamento mostrou que três estados do norte do Brasil lideram o ranking dos que mais procuram, na plataforma de pesquisa, formas de reduzir os custos da conta de luz. Roraima foi o segundo estado, ficando atrás do Amapá e seguido de Rondônia.
A pesquisa, conforme a empresa, foi realizada em meio ao anúncio da elevação dos preço da energia neste mês de outubro, até o final do ano. O valor da tarifa chegará ao patamar de bandeira vermelha nível 2, com a conta ficando R$7,87 mais cara a cada 100 quilowatts-hora (kWh). No entanto, Roraima não é afetada pelas bandeiras tarifárias porque o estado não está integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Apesar disso, Tatiane Fischer, CMO da Descarbonize Soluções, analisa os rankings em comparação às taxas de energia pelo Brasil, que não é padronizada e tem um valor específico para cada estado de acordo com cada distribuidora de energia. Isso explicaria porque os roraimenses buscam formas econômicas de usar energia.
LEIA MAIS: Roraima é um dos estados mais baratos para se ter energia solar
“Os números fazem ainda mais sentido quando se relaciona o ranking com as tarifas energéticas dos estados do Brasil. A região Norte realmente está entre as que possuem as taxas mais altas do país. O ranking reflete a necessidade da população das regiões que pagam mais pela luz em encontrar formas de poupar energia e dinheiro com essas contas.”
Medidas mais sustentáveis
O aumento na conta de energia no Brasil é causado pela seca, que reduziu os níveis dos reservatórios das hidrelétricas, forçando o uso de termelétricas, que geram energia mais cara. Esse custo extra é repassado ao consumidor. Diante desse cenário, investir em fontes alternativas, como a energia solar, surge como uma solução econômica e sustentável a curto, médio e longo prazo.
+ Roraima registra mais de 74,8 megawatts de potência na geração própria de energia solar
“Além de ser uma forma de equilibrar o sistema de energia com o meio ambiente e incentivar um uso mais consciente das fontes naturais, os sistemas solares trazem vantagens econômicas para o consumidor, pois o valor aplicado na instalação de um sistema fotovoltaico se paga no período de três a cinco anos. Outra grande vantagem é que um projeto tem vida útil de mais de 25 anos, exige pouca manutenção e seguirá trazendo economia para o consumidor durante todo o seu tempo de funcionamento”, completa Fischer.