MUTIRÃO "RENEGOCIA"

Roraimenses podem renegociar dívidas em mutirão nacional

Os consumidores podem comparecer à sede do PROCON municipal até o dia 11 de agosto

O posto de serviço está no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto, localizado avenida dos Imigrantes, 1612, 1º andar, no bairro Buritis. (Foto: divulgação)
O posto de serviço está no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto, localizado avenida dos Imigrantes, 1612, 1º andar, no bairro Buritis. (Foto: divulgação)

Os roraimenses podem renegociar as dívidas em mais uma oportunidade: no mutirão “Renegocia”, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O mutirão começou nesta segunda-feira (24) em todo o Brasil e, em Boa Vista, os inadimplentes podem buscar o posto de serviço do PROCON BV no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto, bairro Buritis.

O programa foi criado para auxiliar os endividados a regularizarem suas situações financeiras e buscar soluções para o pagamento das dívidas. Segundo a secretária Executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista e gestora do PROCON Municipal, Sabrina Tricot, o mutirão é complementar ao programa Desenrola.

“O mutirão Renegocia é uma ação complementar ao Programa Desenrola, do Governo Federal, e é uma excelente oportunidade para que os consumidores negociem as suas dívidas de forma mais favorável, com condições especiais de pagamento e possíveis descontos”, ressaltou.

As inadimplências podem ser renegociadas com instituições financeiras, empresas de telefonia, água, luz, entre outras. E, não há limites nos valores das dívidas e nem de renda para participar do mutirão. No entanto, conforme a Sabrina, no momento do acordo, é preciso estar atento se a negociação é viável às necessidades.

Onde renegociar

Os consumidores podem comparecer à sede do PROCON municipal até o dia 11 de agosto, das 8h às 14h. O posto de serviço está no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto, localizado avenida dos Imigrantes, 1612, 1º andar, no bairro Buritis. Não é preciso agendamento prévio.

Os interessados também podem participar do mutirão Renegocia, por meio da plataforma consumidor.gov.br, de forma rápida e desburocratizada, sem a necessidade de instauração de processo administrativo ou judicial. Mas, não substitui o serviço prestado pelos órgãos de defesa do consumidor, que continuam atendendo por meio dos canais tradicionais.

Como negociar pela internet

Para fazer a negociação pelo portal consumidor.gov.br, os interessados devem acessar o site usando a sua conta gov.br prata ou ouro. Depois, precisa escolher o credor para formalizar o pedido. Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida”.

No campo “Descrição da Reclamação”, informar que deseja participar da ação de renegociação de débitos. O credor apresentará uma resposta que será avaliada pelo consumidor. Ao longo desse período, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação, caso necessário.