O presidente da Junta Comercial do Estado de Roraima (JUCERR) – Laércio Gentil Góes, participou do programa Agenda da Semana e falou com o economista Getúlio Cruz, sobre o crescimento de abertura de novas empresas e facilidade em empreender por meio da junta digital.
Laércio explicou que apesar do ritmo de abertura de empresas no estado de Roraima e no Brasil ter tido um freio durante a pandemia, já se começa a ver sinais de uma recuperação econômica muito grande.
“Conseguimos acelerar o ritmo de saldo de empresas abertas, propiciando um ambiente de negócios viável pra um empreendedor formalizar a sua empresa e conseguir manter ela aberta” disse.
Laércio acrescentou que somente no primeiro semestre de 2022, Roraima ficou em primeiro lugar em crescimento líquido do total de empresas abertas.
“Roraima foi em termos proporcionais o estado com o maior crescimento, com 1.78% de saldo de empresas abertas. O segundo colocado que foi o Amazonas, ficou com 1.70% e o terceiro colocado, que é um estado bem rico, o Mato Grosso, ficou com 1.62%. É um número muito atrativo”
Góes disse ainda que em Roraima existem 30 mil empresas com as portas abertas, funcionando efetivamente.
Microempreendedores Individuais
Sobre a participação de microempreendedores individuais na economia roraimense, o presidente da Junta Comercial explicou que está sendo feita uma mensuração desses pequenos empreendimentos.
“É um número que a gente deseja mensurar que é o número de empreendedores em Roraima. Existe o site do empreendedor, do microempreendedor individual que é o site do MEI onde ele faz todo esse processo de formação dentro desse site sem custo e sem a necessidade de passar por nenhum órgão de licenciamento. O MEI é muito específico pra um perfil de empreendedor. Mas estamos criando um ambiente onde a gente tenha a facilidade para esses empreendedores começarem a empreender, a faturar, a crescer naturalmente”
Desburocratização
Laercio explicou que o governador Antônio Denarium, por ser um empresário e produtor, trabalha muito na questão da desburocratização.
“Na gestão do Governador Antonio Denarium temos a facilidade de ter um ambiente de negócios que impulsione o desenvolvimento do estado. A gente tinha uma formalização de empresa de CNPJ que demorava em média 100 a 120 horas. Só para ser constituído o CNPJ. Hoje demora de 3 a 4 horas para fazer isso. Um pequeno comércio sem ser atividade de risco chegava a levar meses para sair toda a papelada por conta da burocracia, demorava até três meses sem conseguir formalizar a empresa, o que era um absurdo. Ao longo desses anos a gente vem reduzindo esse número e agora em agosto a gente tem um tempo médio de formalização de empresas de 17 horas”.
Laércio Góes disse ainda que a Junta Comercial é um bom termômetro do ambiente de negócios.
“Temos um tempo super razoável para viabilidade de empresas e isso pode ser feito pela internet mesmo, temos a junta digital, sem precisar vir, por exemplo, de Caroebe para Boa Vista. Todos os municípios estão conectados seja de forma automática ou seja de forma humana. Temos 38 servidores, pois o processo é totalmente autônomo”
Empreende RR
O presidente da Junta explicou que após o período eleitoral será intensificado um projeto chamado Empreende RR onde se criará um fluxo automático para abertura de empresas.
“Assim o cara vai abrir uma vai abrir uma loja de eletrônicos, uma loja de roupa, um pequeno comércio, uma oficina. A nossa ideia é dispensar esse cidadão de qualquer custo, né? É um pacote de lei, um pacote econômico que a gente vai trazer para simplificar esse processo para facilitar como se fosse um MEI, Então, a ideia é a gente reduzir essa barreira de entrada pra que empreendedores possam se formalizar e venham a contribuir para esse ambiente econômico do estado”.