Economia

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

O prazo para o pagamento da primeira parcela terminou em 29 de novembro

Cédulas notas dinheiro
Cédulas de real (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Trabalhadores com carteira assinada devem receber a segunda parcela do 13º salário até esta sexta-feira (20). O benefício, garantido por lei, é um dos mais aguardados do ano. O prazo para o pagamento da primeira parcela terminou em 29 de novembro.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor total a ser injetado na economia em 2024 é de R$ 321,4 bilhões. Em média, cada trabalhador terá direito a R$ 3.096,78, somando as duas parcelas.

As datas de pagamento são válidas apenas para trabalhadores na ativa. Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já receberam o benefício de forma antecipada. A primeira parcela foi paga entre abril e maio, e a segunda, de maio a junho.

Quem tem direito?

A gratificação natalina, criada pela Lei 4.090/1962, beneficia aposentados, pensionistas e trabalhadores com carteira assinada que tenham atuado por pelo menos 15 dias no ano. Para cada mês em que o empregado trabalhou 15 dias ou mais, é contado um mês integral no cálculo do benefício.

Trabalhadoras em licença-maternidade, bem como empregados afastados por doença ou acidente, também têm direito ao 13º. No caso de demissões sem justa causa, o pagamento deve ser feito proporcionalmente e junto à rescisão. Entretanto, quem é dispensado por justa causa perde o benefício.

Como calcular?

O pagamento integral é garantido apenas para quem trabalhou o ano todo na mesma empresa. Para quem atuou por menos tempo, o cálculo é proporcional. Cada mês com ao menos 15 dias de trabalho equivale a 1/12 do salário de dezembro.

Por outro lado, o excesso de faltas não justificadas pode reduzir o valor. Se o empregado tiver mais de 15 dias de ausência no mês sem justificativa, o período é descontado do 13º.

Atenção à tributação

Impostos como Imposto de Renda (IR), INSS e FGTS incidem apenas sobre a segunda parcela do benefício. A primeira parcela, paga sem descontos, corresponde à metade do salário.

Os valores tributados são informados na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física, em um campo específico destinado ao 13º salário.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.