Em outubro de 2019, o volume de serviços em Roraima teve queda de 7,9% frente a setembro, na série livre de influências sazonais, registrando, assim, a segunda taxa negativa seguida. Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o total do volume de serviços caiu 0,9% em outubro de 2019.
No indicador acumulado de janeiro a outubro de 2019, o volume de serviços mostrou queda de 1,8%. A taxa anualizada – indicador acumulado nos últimos 12 meses -, ao cair 1,8% em outubro de 2019, assinala ganho de ritmo frente a agosto (-4%) e setembro (-2,5%).
Essas e outras informações constam na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira, dia 12 de dezembro, pelo IBGE.
Regionalmente, 22 das 27 unidades da federação assinalaram expansão no volume dos serviços em outubro de 2019, na comparação com o mês imediatamente anterior, acompanhando o avanço de 0,8% observado no Brasil na série com ajuste sazonal.
Entre os locais que apontaram resultados positivos nesse mês, destaque para Rio de Janeiro (2%), São Paulo (0,5%) e Santa Catarina (3,7%), com os dois primeiros alcançando a segunda taxa positiva seguida com ganhos acumulados de 3,6% e de 2,6%, respectivamente; e o último recobrando integralmente a perda acumulada de 2,3% verificada entre agosto e setembro.
Em contrapartida, os principais resultados negativos em termos regionais são, além de Roraima (-7,9%), do Acre (-4,5%) e do Tocantins (-1,9%).