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A ferramenta foi criada com intuito de impedir a importunação de consumidores pelos serviços de telemarketing de empresas comerciais

Criado com o intuito de ajudar consumidores que se sentem incomodados com chamadas de telemarketing, o site Não me Perturbe teve mais de 600 mil inscritos em seu primeiro dia de funcionamento. A iniciativa é das operadoras de telecomunicações e atende a uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O balanço preliminar foi divulgado ontem, dia 16, pela Anatel em reunião com representantes das companhias do setor e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).  O site é um canal no qual podem se cadastrar pessoas que não desejam mais receber chamadas de telemarketing de serviços de telefonia, dados e de TV paga.

As pessoas que não desejarem ser incomodadas com esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site. As empresas com maior número de reclamações nesse sentido, segundo a agência, são: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

Caso o consumidor continue recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

*INFORMAÇÕES: Agência Brasil.