Terceiro lote da restituição do IRPF 2024 já está disponível para consulta

O dinheiro será depositado aos contribuintes no dia 31 de julho

Para manter a isenção, os segurados devem apresentar documentação médica que comprove o diagnóstico, com base em avaliação especializada. (Foto: Arquivo FolhaBV)
Para manter a isenção, os segurados devem apresentar documentação médica que comprove o diagnóstico, com base em avaliação especializada. (Foto: Arquivo FolhaBV)

A Receita Federal liberou na manhã desta quarta-feira (24) a consulta ao terceiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda de 2024. O dinheiro será depositado aos contribuintes no dia 31 de julho. O 4° lote será liberado em 30 de agosto, já o 5° e último lote ficará disponível no dia 30 de setembro.

Ao todo, 6.091.572 contribuintes receberão R$ 8,5 bilhões. Segundo o Fisco, quase todo o valor irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 5.711.130 contribuintes, informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Em seguida, há 172.719 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais. Este é o primeiro lote a contemplar contribuintes não-prioritários. Em terceiro, há 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos.

Em quarto, vêm 54.241 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul. Em quinto lugar, estão 34.014 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes são 14.756 contribuintes idosos acima de 80 anos e 9.672 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Como consultar

Para verificar se a restituição está disponível, os contribuintes podem acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. O site oferece orientações detalhadas e permite a consulta simplificada ou completa da situação da declaração através do extrato de processamento no e-CAC.

Em caso de pendências na declaração, é possível fazer a correção diretamente pelo site. Além disso, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, permitindo consultas rápidas sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF.

O pagamento da restituição será feito na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, podendo ser realizado diretamente ou via chave PIX. Caso haja alguma inconsistência no crédito, como conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para mais informações sobre o resgate, os contribuintes podem acessar o Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento BB pelos números disponíveis.

Se a restituição não for resgatada dentro do prazo de um ano, os contribuintes devem solicitar o valor pelo Portal e-CAC no site da Receita Federal, seguindo os passos indicados no menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.