Alunos da Educação Infantil de Alto Alegre participa de Mostra Nacional de Ciências

Alunos da Educação Infantilda Escola Mi-Vó, de Alto Alegre — Foto: Arquivo Pessoal
Alunos da Educação Infantilda Escola Mi-Vó, de Alto Alegre — Foto: Arquivo Pessoal

A Escola Municipal Mi-Vó, do município de Alto Alegre representou o estado de Roraima na V Mostra Nacional de Feira de Ciências, que aconteceu em Brasília de 24 a 26 de setembro de 2024. O projeto apresentado, intitulado “Aprendendo a importância das árvores para cuidar da natureza”, foi desenvolvido com alunos da Educação Infantil.

Segundo a professora Fernanda Silva da Encarnação, responsável pelo projeto, o desenvolvimento foi desafiador, mas trouxe muitos aprendizados.

“O primeiro desafio foi com uma pergunta pra mim mesma: será que eu conseguiria desenvolver esse projeto? Quando o projeto começou a andar e começamos a ir pra prática mesmo com os alunos do 2º período, eu vi que as coisas estavam fluindo, nas rodas de conversas o tema sempre era abordado. Depois que começamos a desenvolver as atividades na sala e vi o quanto era importante trabalhar com feira científica na Educação Infantil. O que trouxe pra mim? Muito aprendizado, e as experiências que estou tendo por participar da feira fora do estado não tenho nem palavras para descrever. Só gratidão por ter meu trabalho reconhecido”

Impactos

A coordenadora da Feira de Ciências de Alto Alegre, Marilene Kreutz, destacou que a participação na Mostra Nacional reflete anos de trabalho.

“A Escola Municipal Mi-Vó vem trabalhando com projetos de Feira de Ciências desde o ano de 2015, e já é uma referência em trabalhar com essa metodologia, ganhando inclusive premiações estaduais e nacionais. Professores dessa escola costumam publicar seus trabalhos em forma de artigos científicos, no intuito de estarem compartilhando suas experiências com outros professores. Estar hoje participando da Mostra Nacional reflete o resultado de vários anos de trabalho em que a Escola se dedica a desenvolver projetos de Feira nessa área”

O projeto foi selecionado como parte de um conjunto de iniciativas financiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de chamadas públicas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e Feiras de Ciências, coordenadas por Jessik Custódio e Marilene Kreutz.

“A participação desse projeto na V Mostra Nacional de Feira de Ciências é o resultado conjunto do desenvolvimento de projetos financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, através do CNPq, as chamadas públicas da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia – SNCT e Feiras de Ciências”

Prof. Marilene Kreutz
Alunosn realizando experiencia com a semente da Paricá —Foto: Arquivo Pessoal

Metodologia

A Escola Municipal Mi-Vó vem desenvolvendo a Iniciação Científica na Educação Básica há mais de uma década. De acordo com a coordenadora, os professores da Educação Infantil recebem formação para desenvolver projetos de pesquisa.

“Os temas de pesquisa dos projetos da Educação Infantil podem surgir nas rodas de conversas em sala de aula, de algum acontecimento que esteja em evidência no município ou até mesmo de alguns problemas que acontecem na escola ou na família. Ou seja, a problemática da pesquisa surge a partir do cotidiano dos alunos”

Prof. Marilene Kreutz

Próximos passos

O projeto terá continuidade e será apresentado na VII Feira de Ciências do Município de Alto Alegre, prevista para o dia 31 de outubro. A professora Fernanda Encarnação falou sobre o sentimento de representar o município e o estado.

“O sentimento é inexplicável! Chegar aonde eu estou hoje, representando o meu município e o meu estado é muito gratificante. Mas eu não quero parar por aqui não, quero ir mais longe, e podem ter certeza que para onde eu for, levarei o município de Alto Alegre e o Estado de Roraima comigo com muito orgulho”.

Leia a Folha Impressa de hoje