
Alunos do 1° e 2° período da escola municipal indígena Epuru Isantan Ingaricó, na comunidade indígena Serra do Sol, no município do Uiramutã, formaram-se neste fim de semana. A festa ocorreu na tarde do último sábado, dia 12, no malocão da comunidade e contou com a participação do prefeito Tuxaua Benísio (Rede) e do secretário municipal de Educação, Damázio de Souza Gomes.
Durante a formatura também foram apresentados os estudantes formandos e finalistas da escola estadual indígena Joaquim Jones José Ingaricó, situada na mesm comunidade indígena. Participaram da festa, 11 alunos da rede municipal de ensino e 14 da rede estadual.
Horas antes da formatura, o prefeito inaugurou a primeira escola de alvenaria na região, considerada de difícil acesso, cercada por rios e serras.
O tuxaua da comunidade indígena Serra do Sol, Woston Gabameti, agradeceu aos gestores municipais e parabenizou os alunos. “É muito satisfatório ver nossas crianças avançando nos estudos. Daqui sairão os profissionais que atenderão nosso próprio povo”, elogiou o tuxaua.
“A Serra do Sol acaba de ganhar sua primeira escola de alvenaria, um feito inédito que entra para a história, e também ganhará uma quadra esportiva. A proposta é construir espaços para a prática de esportes em todos os centros regionais. Estamos trabalhando muito para isso. Parabenizo os formandos e peço que vocês, crianças e jovens, continuem estudando”.
Todos os alunos receberam certificados. Depois, os formandos entregaram presentes artesanais às autoridades e convidados.